Toda picape precisa ter capacidade de carga mínima para poder ser diesel?

A antiga versão Freedom tinha tração 4×2, mas motor dieselFiat

Toda picape precisa ter capacidade de carga mínima de 1.000 kg para poder ter motor diesel? – Sandro Alves, Santo André (SP)

Sim, por conta de uma restrição legal. As picapes são isentas das imposições exigidas por veículos de uso misto, como SUVs, mas devem ter capacidade de carga mínima de 1 tonelada – como a antiga Fiat Toro Freedom 2.0 4×2.

Os motores a diesel têm diversas diferenças técnicas para os propulsores a gasolina ou flexQuatro Rodas

Já para os SUVs a legislação exige que, para usar motor diesel, o veículo atenda a determinados requisitos para o fora de estrada (como ângulos mínimos de entrada e saída e suporte para reboque), tração nas quatro rodas e reduzida.

Só que este último quesito tem sido contornado pelas marcas por meio de sistemas eletrônicos de tração ou uso de uma primeira marcha muito curta, como no Jeep Renegade.

Esses modelos, que trilham um caminho aberto pelo antigo Mercedes ML, defendem que os modos de condução diferenciados compensam a ausência da reduzida.

Discussão antiga

A proibição do uso do diesel em carros no Brasil começou na década de 70 e perdura até os dias atuais.

Por conta disso, apenas caminhões e ônibus, em geral, podem usar o diesel — que é subsidiado pelo governo.

As exceções são, além das picapes supracitadas, veículos off-road e carros de embaixada.

Uma série de projetos do governo estuda a liberação do combustível, que é mais eficiente que a gasolina.

No entanto, o custo cada vez mais elevado para fazer motores diesel que atendam às normas de emissões fez com que esse combustível tenha perdido participação até mesmo na Europa, maior região consumidora desse tipo de carro.

Soma-se a isso o escândalo do Grupo Volkswagen e o futuro para carros de passeio a diesel está mais incerto do que nunca.