Toyota anuncia desenvolvimento de motor e câmbio para a nova geração do Corolla

Toyota Corolla XEI (Foto: Divulgação)

A Toyota confirmou que está trabalhando em novos câmbios do tipo CVT (transmissão continuamente variável) e também um inédito manual de seis velocidades, além de um novo motor 2.0 compatível com sistema híbrido e tração integral, feitos para a  plataforma TNGA, usada atualmente pelo Prius e C-HR.

E o que isso tudo quer dizer? Tudo indica que essas novas tecnologias serão aplicadas no novo Corolla nacional, que será construído sobre a arquitetura TNGA e será lançada em 2019. O desenvolvimento desse novo propulsor e transmissão já está em andamento no Brasil, onde a Toyota está investindo pesado. Mas o anúncio oficial traz mais detalhes técnicos das tecnologias.

Um Corolla mais rápido, econômico e híbrido

O novo Corolla feito na plataforma do Prius já foi flagrado. O novo motor 2.0 será mais eficiente e também vai ultrapassar a potência e torque do atual (153/144 cv e 20,7/18,6 kgfm). Se o casamento entre o atual motor e o CVT já se destaca pela boa sensação de arrancada (launch feeling), podemos apostar em uma esportividade maior na próxima geração.

Dito isso, podemos esperar que o tempo de aceleração de zero a 100 km/h deverá ser melhor do que os 9,5 s do Corolla atual, no que deve ajudar também a plataforma mais leve. O consumo também vai evoluir na mesma medida, confira o quadro ao final da matéria com as explicações detalhadas de cada tecnologia anunciada.

Outro grande destaque é a confirmação de que o novo conjunto de motor e câmbio serão associados ao sistema híbrido da Toyota. Mas de uma maneira um pouco diferente do aplicado no novo Prius, que se vale de propulsor 1.8 (por enquanto). É mais uma pista que confirma o futuro Corolla híbrido nacional.

A possibilidade da tração 4X4 pode não interessar tanto ao Brasil em um primeiro momento, contudo, certamente o sistema estará na nova geração do RAV4, também feita sobre a base TNGA e com estilo parecido com o do crossover conceito FT-AC

Falando em sensação de largada eficiente, a nova caixa CVT conta com uma engrenagem de partida que melhora significativamente a rapidez da transmissão em baixas velocidades. Ela suporta todo o conjunto ao entregar respostas de condução mais direta e mais suave ao acionar o acelerador. E oferece mais eficiência em termos de economia de combustível.

Além disso, a Toyota já anunciou planos para a introdução de 17 versões de nove motores, 10 versões de quatro transmissões e 10 versões de seis transmissões de sistemas híbridos até o fim de 2021 (todos baseados na plataforma TNGA). A nova transmissão CVT, a transmissão manual de seis velocidades, o motor de 2.0L e o sistema híbrido de 2.0L representam quatro dos componentes planejados.

Até o final de 2023, a montadora pretende ter unidades de propulsão baseadas na TNGA instaladas em cerca de 80% dos veículos das marcas Toyota e Lexus vendidos anualmente no Japão, nos Estados Unidos, Europa e China. Com isso, a fabricante japonesa estima que as unidades de propulsão baseadas nesta plataforma aumentarão a eficiência de combustível o suficiente para reduzir as emissões de CO2 de veículos da marca em mais de 18%.

Motor 2.0 Toyota TNGA (Foto: Divulgação)

 

Confira as novidades

Troca de Marcha Direta (DSG-CVT): Um novo tipo de CVT
Para aprimorar as trocas, a Toyota tem buscado reduzir a perda mecânica utilizando relações maiores para aperfeiçoar a detecção das passagens. O resultado é uma condução mais direta e suave, com economia de combustível na ordem de 6% em relação à transmissão existente.

Perda mecânica reduzida
A nova unidade de propulsão conta com a primeira engrenagem de partida do mundo em uma CVT de veículo de passageiro, nas quais a eficiência da correia é menor. A solução entrega um desempenho de partida suave e confortável.

Conversão para faixas de marchas mais amplas
O uso da correia será especificado para relações de engrenagem mais altas. A nova configuração vai melhorar a eficiência do uso da correia, permitindo a adoção de faixas de marchas mais amplas. Quanto mais amplo o range, maior a capacidade de resposta do motor.

Melhoria na detecção de troca de marchas
A utilização de engrenagens de partida resulta em uma carga de entrada reduzida, que possibilita a diminuição do tamanho de seus componentes. O resultado são trocas 20% mais rápidas, e ganhos em aceleração e em equilíbrio do conjunto.

Câmbio manual Toyota seis velocidades TNGA (Foto: Divulgação)

 

Nova Transmissão Manual de 6 velocidades (6MT)
A nova caixa manual de seis marchas, projetada para mercados específicos, perdeu sete quilos e encolheu 2,4 centímetros. Característica que a torna, além de muito eficiente, como uma das menores transmissões do tipo, do mundo. O modelo conta ainda com o recurso iMT (Transmissão Manual Inteligente), que ajusta automaticamente as rotações do motor durante as trocas.

Motor de Força Dinâmica 2.0L
O novo 2.0 da marca traz tecnologias de combustão de alta performance, com maior eficiência térmica e que gera alta potência, devido a redução da perda de energia. Tudo relacionado aos sistemas de resfriamento e de escapes. O torque dos propulsores também foi aumentado.

Sistema Híbrido 2.0L da Toyota (THS II)
A Toyota desenvolveu um novo sistema híbrido para motores 2.0 de quarta geração do Prius.
A proposta de condução do novo modelo é a de extrair a máxima eficiência de combustível, enquanto reduz as rotações do motor e entrega a sensação de aceleração linear prolongada.