Toyota Etios: automático, mais potente e novo painel

 O Toyota Etios ganha motores mais potentes, novo quadro de instrumentos e opção de transmissão automática na linha 2017, que não traz mudanças visuais. A nova caixa de quatro marchas está disponível tanto para o motor de 1,3 litro restrito ao hatch X quanto ao 1,5 hatch XS, XLS e Cross, sedã X, XS e XLS; a opção Platinum desaparece da linha. A transmissão manual passa a ter seis marchas.O painel continua com instrumentos centrais, mas eles agora compõem um mostrador digital com velocímetro numérico e conta-giros em arco, o que deve resolver a leitura tão criticada no modelo desde 2012. Outras novidades são computador de bordo de série em toda a linha que permite inserir o valor pago pelo litro do combustível para cálculo de custos a partir da versão XS, encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro, ancoragem de cadeiras de crianças Isofix, melhor isolamento acústico, suspensão e direção recalibradas e acionamento hidráulico da embreagem caixa manual.Ambos os motores agora são fabricados no Brasil, em Porto Feliz, SP, e receberam sistema VVT-i de variação de tempo de abertura das válvulas, o que melhorou seu desempenho. O 1,3 passa a produzir 88 cv e 12,3 m.kgf com gasolina e 98 cv/12,8 m.kgf com álcool, ou 8 cv a mais que antes. O 1,5 agora rende 102 cv/14 m.kgf e 107 cv/14,4 m.kgf, na ordem, ou 11 cv a mais que o antigo. A caixa automática não prevê mudanças manuais. 
Fonte: UOL Carros / Best Cars