Toyota Etios vai ganhar controles de estabilidade e de tração na linha 2019

Toyota Etios (Foto: Autoesporte)

 

O Toyota Etios está seguindo à risca o conceito de melhoria contínua. O compacto mudou pontos críticos, tais como o design externo e o painel central analógico, além de ter ganhado câmbio automático como argumento de vendas. Na linha 2019, será a vez de receber controle eletrônico de estabilidade, que a Toyota chama pela sigla VSC (Vehicle Stability Control), além do controle de tração (TRC) e do assistente de partida em rampas (HAC – Hill-Start Assist Control).

Segundo apuramos com concessionários Toyota, o início de vendas da linha 2019 está previsto para começar até meados do mês de abril. A oferta das salvaguardas na Argentina foi antecipada pelo site Autoblog argentino, no entanto, ficou a dúvida se o carro brasileiro teria ou não o mesmo nível de segurança.

Seria difícil ser diferente, afinal, o Etios argentino é produzido em Sorocaba, interior de São Paulo. Mas a questão dos custos poderia atrapalhar o posicionamento do Etios e deixá-lo próximo demais do Yaris, que será lançado no segundo semestre de 2018. Ainda bem que isso não foi um impedimento. 

Vale lembrar que o Etios foi testado pelo LatinNCAP em 2012 e conquistou quatro estrelas para adultos e duas para crianças. Desde então, o compacto ganhou novos itens de segurança, exemplo do isofix para fixação de cadeirinhas infantis. Agora, o controle de estabilidade pode ajudá-lo a manter as quatro estrelas – cinco só se tivesse airbags laterais.

Segundo Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, “o teste de poste é obrigatório atualmente somente para as cinco estrelas. Mas se o carro não tem algum sistema de proteção a cabeça no impacto lateral, o teste de poste automaticamente não pode ser feito”.  (Com Maria Clara Dias)