Um evento para americano ver

O Salão de Chicago começou na sexta-feira e tem muitas estréias, a maior parte exclusiva para os EUA

A edição 2008 do Salão do Automóvel de Chicago (EUA) começou na sexta-feira e vai até o próximo domingo, dia 17 de fevereiro. Mesmo sendo próximo da mais importante mostra americana, a de Detroit, que terminou em 27 de janeiro, as montadoras reservaram diversas estréias mundiais para o evento. Mas a maior parte delas é voltada para os mercados norte-americano e canadense.

A principal estrela da mostra é o Dodge Challenger SRT8, releitura de um dos maiores clássicos da marca nos anos 70. Outra fabricante local, a GM, apresenta a primeira picape de porte médio da Hummer, a H3T. O modelo foi mostrado, como protótipo, no Salão de Los Angeles de 2004. A fabricante também promove a estréia do crossover Chevrolet Traverse.

Das japonesas, a Suzuki participa com a picape conceitual Equator, cuja versão definitiva será lançada em 2010, exclusivamente para os EUA. E a Mitsubishi apresenta o Eclipse 2009, reestilizado.

Entre as européias, a Volkswagen estréia a minivan Routan, desenvolvida em parceria com a Chrysler – que também firmou recentemente uma aliança com a Nissan. E a Porsche, que não participou do Salão de Detroit, aproveita o de Chicago para mostrar o Cayenne GT-S aos americanos.

Fonte: O Estado de São Paulo