Um Gol para trilhas urbanas

Pablo de Sousa/Cia de Luz                    Anderson Cavalcante

Acabamento e design esportivo dão ar aventureiro ao Gol Rallye que fica ainda mais apimentado na cor amarelo Solaris

Foi só erguer um pouco a suspensão, trocar os pára-choques, mudar a grade dianteira para lembrar o visual “off-road”, colocar rodas maiores e incluir alguns itens de acabamento diferenciado. Pronto! Lá está um carro diferente e com pinta de ousado: o Gol Rallye. Claro que não dava para mexer muito mais sem que o preço do carro fosse lá “para as alturas”, mas mesmo sem radicalizar na fórmula, assim como a maioria das montadoras também já fizeram, a Volkswagen espera atender um público que busca esportividade e vocação para aventura, mesmo sabendo que dificilmente colocará o carro na terra.
Aliás, assim como todos os maquiados de “off-road”, esta série especial não deve ser colocada à prova nem mesmo em trilhas leves já que a distância livre do solo aumentada em 27 milímetros não foi o bastante para torná-lo um verdadeiro fora de estrada. Na prática, a mudança ajuda apenas ao circular pelas ruas esburacadas e cheias de lombadas das nossas cidades.

O Gol Rallye tem um volume previsto de produção de 3 mil unidades, sendo que as primeiras foram vendidas em setembro do ano passado e as últimas devem ser fabricadas até julho deste ano. Mas esta decisão ainda pode ser revista dependendo da procura, principalmente porque a primeira aparição da versão foi muito bem aceita em 2004, quando vendeu 13 mil veículos.

O modelo vem, de série, com motor 1.6 litro Total Flex, direção hidráulica, quatro portas, pára-choques em cinza, faróis com máscara negra, luzes de neblina, adesivos laterais com a inscrição “Rallye”, molduras nas caixas de roda, pneus 195/55, rodas de liga leve aro 15″, vidros verdes, soleiras pretas, antena de teto e aerofólio traseiro. Além das cores tradicionais da marca, a versão também é comercializada na exclusiva amarelo Solaris.

O acabamento interno, apesar de simples, completa a aparência esportiva da versão, tendo como destaques os bancos bordados com a palavra “Rallye”, volante de três raios em preto e cinza, manopla personalizada e pedais esportivos.

Preço do Rallye – A versão vem ainda com alto-falantes já instalados, de série, e custa a partir de R$ 36.670, mas com opcionais como o CD Player com MP3, ar-condicionado, alarme Keyless, travas elétricas e acionamento elétrico dos vidros dianteiros, o modelo pode ultrapassar os R$ 44 mil.

Fonte: Diário do Comércio