Usado boa compra: Chevrolet Spin LTZ 1.8 2013/2014

Chevrolet Spin x Nissan Grand Livina (Foto: Fabio Aro)

 

A Chevrolet Spin não está nessa lista exatamente pelos seus olhos bonitos e sim porque o modelo é um dos mais racionais. A substituta da Zafira está próxima de uma reestilização, que lhe dará um visual parecido com o apresentado pelo facelift do Cobalt. Presente no mercado há quase seis anos, o modelo familiar pode ser encontrado com facilidade entre os usados. Recomendamos a versão LTZ 1.8 2013/2014 automática, que pode ser encontrada por valores entre R$ 42.000 e R$ 45.500.

Custo-benefício e itens de série

Ao contrário da aventureira Activ, a versão conta com a terceira fileira de bancos, uma das maiores justificativas para a recomendação do modelo. Afora os sete lugares, o Spin LTZ vem bem equipado. O modelo escolhido tem ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, ajuste de altura do banco do motorista e do volante multifuncional, rodas de liga leve, sensor de estacionamento e central multimídia MyLink.

Aqui vale uma ressalva: a minivan foi lançada em junho de 2012 com sistema de som tradicional, o MyLink surgiu apenas na linha 2014 – lançada no ano anterior. Embora modelos LTZ sem a telinha possam ser encontrados facilmente por menos de R$ 40 mil, vale a pena buscar os mais recentes com a tela de 7 polegadas sensível ao toque. 

Chevrolet Spin x Nissan Grand Livina (Foto: Fabio Aro)

 

Entre os itens de segurança, a Spin traz os obrigatórios freios ABS e duplo airbag, porém, sistema Isofix para cadeirinhas e controles de estabilidade e de tração não estão disponíveis nem nos carros zero km.  

Espaço interno e porta-malas

Ela pode não ter o prático sistema de rebatimento da terceira fileira bancos que a antecessora Zafira tinha, mas carrega sete pessoas e leva 521 l com os últimos bancos rebatidos – eles não são totalmente rebatíveis e continuam ali atrapalhando mesmo dobrados. O acesso aos últimos bancos é um pouco difícil para passageiros com mais de 1,70 metro, melhor levar apenas crianças por ali. E o porta-malas fica bem reduzido com sete pessoas a bordo, prepara-se para investir em um bagageiro externo se quiser levar a turma inteira na viagem. O conforto de rodagem é bom para a classe e a ergonomia é satisfatória

Chevrolet Spin x Nissan Grand Livina (Foto: Fabio Aro)

 

Desempenho e consumo

Com 8 válvulas e boas respostas a baixos e médios regimes, o 1.8 de 108 cv e 17,1 kgfm ainda não havia sido reformado, um processo que conseguiu elevar a potência máxima a 111 cv e o torque a 17,7 kgfm. O câmbio automático de seis marchas GF6 é competente e tenta extrair o melhor do quatro cilindros, no entanto, o desempenho é apenas razoável. A arrancada até os 100 km/h leva 12,9 segundos e as retomadas também poderiam ser mais curtas, são 7,6 s de 60 a 100 km/h. Por sua vez, o consumo médio fica em 7,6 km/l de etanol, média também longe de ser encantadora.

Seguro, peças e desvalorização

Se não vai economizar tanto em combustível, a Spin LTZ 2013 ao menos tem um seguro relativamente acessível: R$ 2.457 pela apólice. As revisões têm preço fixo, se você comprar um carro com até 60 mil km, conseguirá fazer a revisão equivalente por R$ 656 (ou 4X de R$ 164). Contudo, a Chevrolet não tem o costume de divulgar o valor da cesta de peças. Pelo menos a baixa desvalorização de 8% ao ano já está estabilizada (com Fernando Miragaya).

Seguro

As cotações foram feitas pela Limiar Seguros (11-2506-9242) com base no perfil de um homem de 40 anos, casado, morador da Zona Sul de São Paulo, sem bônus.