Vem aí nova onda de fusões em autopeças e sistemistas

A necessidade de elevar a produtividade para atender um novo modelo de trabalho da indústria automobilística deverá acarretar nova onda de consolidação na indústria de autopeças, o que fará reduzir a quantidade de fornecedores no mercado mundial. A estimativa dos analistas do setor é que de 800 maiores fornecedores mundiais que atuam neste mercado desde 2000, menos de 100 sobreviverão até 2010. Já o número de sistemistas (autopeças que fornecem conjuntos prontos para as montadoras) terá uma redução de 50%, passando de 5.600 empresas atuantes desde 2002 para 2.800 até 2.015. “Nos Estados Unidos, o processo de consolidação será mais visível com cerca de 40% dos fornecedores correndo o risco de falência até o final deste ano em razão da perda de mercado das montadoras tradicionais, como a General Motors, Ford e Chrysler. Na China e na Índia o programa está apenas começando e será brutal no mercado chinês, já que lá existem hoje mais de 2 mil empresas de autopeças que abastecem as montadoras. No Brasil a mudança será mais lenta e ocorrerá nas empresas de pequeno e médio porte (os fornecedores Tiers 2 e 3), que tem um faturamento anual de R$ 20 milhões a R$ 30 milhões e não tem capital para fazer novos investimentos”, disse Letícia Costa, presidente no Brasil da consultoria Booz Allen Hamilton. (Gazeta Mercantil)
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Fonte: Boletim Autodata