Venda da Hummer fracassa e GM vai desativar a marca

A General Motors anunciou que a negociação da sua subsidiária Hummer para o grupo chinês Sichuan Tengzong fracassou. Sem outra opção, o grupo americano vai iniciar o processo de desativação da marca, que passa pela suspensão total da fabricação, dispensa de funcionários e fechamento de concessionárias.
A venda da Hummer, marca que se tornou famosa por fornecer veículo militares para as forças armadas americanas, fazia parte da estratégia de recuperação da GM após a crise que quase levou a empresa ao fechamento no ano passado. Além da Hummer, a GM tentou vender sem sucesso a Saturn ao grupo Penske e conseguiu repassar a sueca Saab para o grupo holandês Spyker.

Segundo comunicado da GM, a Tengzhong não conseguiu viabilizar a aquisição, após uma longa espera pela aprovação do negócio pelo governo chinês.

A linha da Hummer, além do utilitário H1, que deu origem à marca, inclui o H2 e o H3, cuja versão picape foi desenvolvida em parte pela filial brasileira da General Motors.

Segundo o comunicado da GM, a empresa vai honrar a garantia dos carros ainda em vigor até o seu final, assim como continuar a prover peças e serviços para os clientes.

JM

Fonte: Auto Estrada