Venda diária bate recorde histórico

Joel Leite

Disputa acirrada entre Gol e Palio. Em setembro, diferença de apenas uma unidade

Depois de dois recordes históricos de vendas mensais consecutivos -em julho e agosto – setembro aparentemente teve queda de vendas, pois o total do mês foi 13% inferior ao do período anterior, conforme dados preliminares do Renavam. Agosto vendeu 224 mil carros e setembro 194 mil. Ocorre, no entanto, que o mês passado teve apenas 19 dias úteis e o anterior, 23.
A venda diária, portanto, foi muito maior em setembro, registrando-se um novo recorde histórico de 10.227 unidades/dia. O melhor resultado anterior foi em dezembro de 2006, com 9.813 carros.

A evolução do comportamento diário deste ano mostra com clareza o crescimento constante do mercado. Em janeiro a média era de 6.813 unidades, volume que subiu para 7.768 no mês seguinte, em pleno período de Carnaval.

Março e abril fecharam na casa dos oito mil carros por dia, maio, junho e julho com mais de nove mil e agosto 9,7 mil.

Em todos os meses, até aqui, as vendas diárias tiveram crescimento, com exceção de julho, que caiu em relação a agosto porque o feriado de Nove de Julho foi apenas em São Paulo e, por isso, os registros no Renavam foram normais (São Paulo representa 35% das vendas no País).

Desempenho por modelo – O ranking de setembro revela dois empates entre os dez mais vendidos. Na ponta da lista aparecem Gol e Palio, com diferença de apenas uma unidade. Como são números preliminares do Renavam, isso pode mudar. Na sexta posição empatam os sedans Siena e Corsa Classic, ambos com 7.093 unidades. Na lista dos dez mais vendidos não aparece nenhum carro médio: são todos pequenos e uma picape, a Strada, da Fiat, décima colocada. O Fox subiu para a terceira posição, com 11.572 unidades, mas o Uno ainda mantém o fôlego, vindo logo atrás, com 10.239.

Fonte: Diário do Comércio