Vendas da Lamborghini caem 37,7% em 2009

 Lamborghini LP550-2 Gallardo
Crise global e desvalorização do dólar são os principais responsáveis

Márcio Murta

De acordo com a informação divulgada pela Lamborghini nesta quarta-feira (10), a empresa vivenciou baixa de 37,7% de suas vendas na comparação entre 2009 e 2008 . Segundo a empresa, a redução da comercialização dos esportivos da marca teve como responsáveis a crise financeira global e a desvalorização do dólar, o que resultou em um prejuízo de US$ 47,6 milhões (cerca de R$ 86 milhões) para a fábrica.

Conforme revelou, a empresa italiana vendeu 1.515 esportivos em 2009, frente às 2.430 unidades que deixaram as instalações em 2008. Em função do fluxo reduzido, o tempo de espera a partir da encomenda de um modelo diminuiu de um ano para menos de seis meses. A Lamborghini também argumenta que a maioria dos compradores de seus veículos são empresários, que em grande parte foram prejudicados pela instabilidade global.

“Mesmo em um ano difícil como 2009, nós conseguimos manter o ritmo de desenvolvimento de novos produtos. Nós aumentamos nossos planos de investimentos, confirmando nosso comprometimento para um crescimento estratégico de médio a longo prazo”, afirmou Sephan Winkelmann, presidente e CEO da empresa. A marca também revelou que a reação para as baixas vendas está sendo realizada no maior investimento no setor de pesquisa e desenvolvimento de produtos, que em 2009 recebeu verbas 32% superiores a 2008. A empresa também informou que mantém a meta de lançar um produto novo a cada ano.

Atualmente, a Lamborghini oferece no mercado europeu três versões da Murciélago, sendo elas a LP 670-4 SV (670 cv), a LP 640 (640 cv) e a LP 640 Roadster (640 cv). Já o Gallardo, modelo de entrada da marca, está disponível em quatro configurações: LP 560-4, LP560-4 Spyder, LP 570-4 Superleggera e LP 550 Valentino Balboni.

Fonte: Terra Carro Online