Vendas: estabilidade no fim do mês.

Apesar da queda de cerca de 26% em novembro tanto com relação ao mesmo mês do ano passado quanto na comparação com outubro deste ano, as vendas de automóveis e comerciais leves se estabilizaram na última semana do mês, segundo Sérgio Reze, presidente da Fenabrave. A média diária ficou até acima da registrada durante o mês: cerca de 9 mil 400 unidades, contra as 8 mil 313 consumidas, em média, pelo mercado em novembro.

Um dos fatores preponderantes para a retração do mercado, além, é claro, da crise financeira global, é a desvalorização do veículo usado. De acordo com o representante da entidade, o consumidor fica descontente com o valor oferecido pelo vendedor e desiste de fechar negócio: “Precisará de um tempo para o mercado se acostumar com o novo patamar de preço. Mas não podemos comprar com preço acima do valor da revenda”.

O dinheiro liberado pelo Banco do Brasil e pela Nossa Caixa começou a chegar no balcão das lojas na última semana do mês, o que ajuda a explicar a melhora na média diária de vendas. Reze espera que com isso o setor volte a dar uma respirada, apesar de acreditar que as dificuldades sigam até o fim do primeiro trimestre de 2009.

Vendas menores no ano que vem, no entanto, seguem fora de cogitação. “Crescer em 2009 é um fato consolidado na nossa cabeça. O problema é saber quanto e quando este crescimento voltará”.
(André Barros)

Fonte: Boletim Autodata