Vendas mundiais da Toyota aumentaram 6% em 2007

da Efe, em Tóquio

O grupo Toyota e suas duas subsidiárias aumentaram 6% as vendas mundiais em 2007 em comparação com o ano anterior, representando 9,37 milhões de unidades comercializadas, informou hoje a empresa.

Por causa desses resultados, a Toyota pode ter se transformado na fabricante com o maior número de vendas de automóveis do mundo no ano passado desbancando a General Motors, segundo fontes da empresa consultadas pela agência de notícias “Kyodo”, mas isso só será confirmado quando a montadora americana publicar seus resultados de 2007.

Apesar de as vendas internas da Toyota terem recuado 4% para 2,26 milhões de unidades comercializadas no ano passado, a companhia japonesa vendeu 10% a mais no mundo em 2007 do que em 2006, aproximadamente 7,1 milhões de veículos.

As vendas do grupo cresceram em todos os mercados estrangeiros, inclusive nos países emergentes.

Na China, as vendas aumentaram 62%, atingindo a quantia de 500 mil unidades graças à crescente popularidade de seus veículos de baixo consumo.

As vendas da Toyota na Ásia expandiram 20%.

Já no mercado europeu, houve um crescimento de 10% e 1,24 milhão de veículos foram comercializados.

Nos Estados Unidos, a Toyota aumentou suas vendas em 3% em 2007 –índice bem abaixo do de 2006, quando o crescimento foi de 12%, desaceleração atribuída à crise hipotecária e ao alto preço do petróleo.

No ano passado, a gigante japonesa vendeu 2,62 milhões de veículos no mercado americano.

As vendas totais do grupo se dividiram entre 8,43 milhões de veículos comercializados pela Toyota, 83 mil da Daihatsu Motor e 11 mil da Hino Motors.

A Toyota espera aumentar suas vendas mundiais em 5% este ano, e projeta a comercialização de 9,85 milhões de unidades.

Fonte: Folha Online