Volks mostra sua tecnologia na SAE Brasil


Visitantes poderão testar sistema park assist instalado no Tiguan

A Volkswagen está demonstrando no Congresso da SAE Brasil 2010 que começou nesta terça-feira (05/10) e termina nesta quinta-feira (07/10), alguns de seus principais desenvolvimentos tecnológicos lançados no Brasil.

Para demonstrar o funcionamento da tecnologia Park Assist, disponível no utilitário esportivo Tiguan, a Volkswagen tem no Congresso uma área especial para que os visitantes possam testar o veículo.

Com o sistema, o motorista estaciona seu veículo sem esforço, sem utilizar as mãos, acionando apenas um botão no console central. O Park Assist faz toda a manobra, sem interferência do motorista, que controla apenas a velocidade no pedal do freio.

A montadora também está mostrando o câmbio de dupla embreagem (DSG), que funciona da seguinte forma: enquanto uma das embreagens funciona em determinada marcha, a outra está engrenada com a marcha subsequente, porém inativa. Assim que solicitada, a próxima marcha entra automaticamente minimizando interrupções de potência. Para demonstrar a tecnologia, a Volkswagen tem em seu estande um display de direção, onde o visitante poderá trocar a marcha em um câmbio estilo borboleta e visualizar em uma tela o que acontece na embreagem do veículo.

Além das duas tecnologias acima, a empresa também está apresentando aos visitantes o câmbio automatizado em veículos de entrada, o sistema ABS para veículos off-road e o sistema assistente de frenagem.

Fonte: Automotive Business