Volkswagen começa a entregar os primeiros respiradores consertados

Fonte / Notícias Automotivas

A Volkswagen anunciou nesta segunda-feira (4/5) que está entregando as primeiras unidades dos respiradores consertados no Brasil. A Volks é uma das fabricantes que está ajudando no reparado de 3,6 mil de ventiladores pulmonares que estão com defeito hoje no país. A iniciativa ainda tem o apoio do SENAI CIMATEC.

Seis equipamentos arrumados na fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), estão sendo entregues para os hospitais Maria Braido e Central, ambos em São Caetano do Sul (SP). De acordo com a Volkswagen, a estimativa é que cada um dos respiradores possa ajudar até dez pacientes em cinco meses.

Volkswagen começa a entregar os primeiros respiradores consertados

“É muito gratificante podermos contribuir com a manutenção de um equipamento tão importante para salvar vidas”, disse Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina. “Nossos funcionários envolvidos estão fazendo um excelente trabalho no conserto de ventiladores pulmonares e estamos muito felizes em poder entregar as primeiras unidades recuperadas”, completou.

A VW e o SENAI são responsáveis por identificar os aparelhos quebrados, realizar a manutenção e, por fim, encaminhar para os hospitais.

Volkswagen começa a entregar os primeiros respiradores consertados

Outras empresas que estão ajudando

A General Motors é outra montadora que está na força-tarefa do conserto de respirados, junto do SENAI, Abeclin (Associação Brasileira de Engenharia Clínica) e Ministério da Economia.

Em março, a GM havia informado que já foi possível localizar três mil ventiladores pulmonares. “Colocamos a nossa expertise, instalações e força de trabalho voluntário técnico à disposição das autoridades. Este é o momento de usarmos todas as armas que temos contra este vírus e a GM fará tudo o que está ao seu alcance para ajudar o Brasil e o mundo a passarem por este momento difícil”, disse Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) também anunciou em abril que está atuando para recuperar aparelhos no país.
“Atuar na força-tarefa que recupera ventiladores pulmonares tem um significado muito especial neste momento. Os conhecimentos obtidos junto ao SENAI, além de ampliarem os horizontes da nossa equipe técnica, dão outra dimensão às nossas experiências e habilidades em Engenharia e Manufatura de automóveis”, comentou Leonardo Amaral, gerente de Assuntos Regulatórios da FCA.