Volkswagen comemora 5 milhões de Gol produzidos no Brasil

Volkswagen comemora 5 milhões de Gol produzidos no Brasil
19/11/2007 – Redação

A Volkswagen do Brasil comemora nesta semana em suas cinco fábricas no país – São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos, Resende e São José dos Pinhais – o marco histórico de 5 milhões de Gol produzidos. Este volume reafirma a condição do modelo de maior sucesso de todos os tempos da indústria automotiva nacional. Líder absoluto de vendas no mercado interno há 20 anos ininterruptos, o Gol também é o carro mais exportado da história, com 735 mil unidades embarcadas para mais de 50 países.

O grande volume de unidades fabricadas coloca o Gol entre os 10 carros, lançados nos anos 80, de maior sucesso em todo o mundo, mesmo quando comparado com automóveis originários dos mercados europeu, americano e japonês. O modelo faz parte do seleto clube mundial de 40 veículos que ultrapassaram a barreira das 5 milhões de unidades produzidas.

A quantidade de Gol em circulação supera a frota de carros da cidade de São Paulo. De cada oito carros atualmente em uso no Brasil, um é Gol. Se todos os modelos Gol produzidos fossem colocados em fila indiana, formariam um comboio de quase 20.000 km. Seria possível fazer cinco filas contínuas de Gol cobrindo a distância em linha reta entre o Oiapoque, no Amapá, e o Chuí, no Rio Grande do Sul.

Pioneirismo no Brasil
Já em sua 4ª geração, o modelo da Volkswagen foi pioneiro na introdução de algumas das maiores inovações da indústria automotiva brasileira. O Gol GTI, de 1989, por exemplo, foi o primeiro carro nacional a oferecer injeção eletrônica de combustível. Já o Gol 1.6 Total Flex, lançado em março de 2003, foi o pioneiro na disponibilização da revolucionária tecnologia bicombustível, que hoje desperta o interesse do mundo inteiro.

A comemoração do marco de 5 milhões de Gol no Brasil inclui o envio de uma carta de agradecimento aos 20 mil empregados da montadora assinada pelo presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e a divulgação de um selo especial em alusão à conquista histórica. O selo estará estampado nas peças de comunicação da companhia.

Substituto do Fusca
A decisão de fazer o Gol foi tomada pela diretoria da Volkswagen em dezembro de 1970, em meio ao chamado “Milagre Econômico”, quando a venda de automóveis no Brasil crescia 25% ao ano. A Volkswagen do Brasil havia traçado como meta desenvolver e lançar um novo carro no país, com a difícil missão de substituir no coração e na garagem dos brasileiros o Fusca, que liderava o mercado havia mais de 25 anos.

Naquela época, já havia sido construído o “conceito” Gol, mas não o design e o projeto de engenharia do carro, que foram desenvolvidos em paralelo à construção da fábrica de Taubaté, no interior paulista. A unidade foi implantada, desde o princípio, com o propósito de produzir o modelo.

Por meio de pesquisas, a Volkswagen identificou que o consumidor desejava um carro de moderna concepção técnica e estilística, incorporando as necessárias características de robustez, adequabilidade às condições brasileiras, capacidade para 5 pessoas, mínimo consumo de combustível, baixo custo, manutenção e reparos fáceis e baratos. Tudo isso, deveria ter ainda um toque de esportividade.

Matriz aprova projeto
Em maio de 1976, um grupo de engenheiros, estilistas e modeladores da Volkswagen do Brasil viajou para a Alemanha levando a maquete 1:4 do carro. A partir deste momento, foi iniciado o processo de criação do Gol, chamado então de “Projeto BX”. Desde o início de sua concepção e projeto, o Gol foi o carro-símbolo da maturidade e da competência do design e da engenharia automotiva brasileira, que havia ganhado prestígio na Matriz depois de projetos bem-sucedidos como o TL e a Brasília.

Depois da maquete, a etapa seguinte foi a criação de um modelo em arame nas dimensões reais, para testar a ergonomia dentro do carro. Como fato curioso, foram usados nos testes pessoas de diferentes estaturas, inclusive um homem de 2 metros de altura e outro de 1,50 metro. Em seguida, f
Fonte: Uol-Carros