A montadora alemã disse que, em maio, os negócios na China deverão alcançar o mesmo patamar observado no mesmo mês em 2019.
Por Joe Miller, Financial Times — Frankfurt
A Volkswagen informou que a demanda por seus carros na China está quase tão
alta quanto no mesmo período de 2019, sinal da velocidade da recuperação do
mercado mais lucrativo da empresa.
A montadora alemã anunciou queda de apenas 2% nas vendas em abril, apesar de
o setor automotivo como um todo no país ter apresentado um declínio estimado
em 7% em relação ao mesmo período de 2019.
A empresa acrescentou que, em maio, os negócios na China deverão alcançar o
mesmo patamar observado no mesmo mês em 2019.
“A China está rapidamente preenchendo as lacunas”, disse Jürgen Stackmann,
membro do conselho de administração da Volkswagen encarregado da área de
vendas, a repórteres, depois de o chefe da empresa no país, Stephan Wöllenstein,
ter previsto que a montadora poderia ver um “resultado anual não muito distante”
de seu plano original, caso a “retomada econômica fora de série” da região continue.
Stackmann, no entanto, alertou ser improvável que a chamada recuperação em “V”(de rápido crescimento), vista na China possa ser replicada na Europa, onde a retomada da
economia seria mais lenta. Embora a participação de mercado da Volkswagen tenha aumentado em todas as regiões do mundo em 2020, a “China é bastante peculiar, já que tem uma demanda subjacente de compradores [de carros] pela primeira vez assombrosamente forte”, disse o executivo.