Volkswagen Gol perde a liderança do mercado

Fiat Palio foi o carro mais vendido no Brasil em 2014

GIOVANNA RIATO, AB

Em meio a contração do mercado
brasileiro em 2014, a
Volkswagen
derrapou e encerrou o ano com grandes perdas. O
Gol
deixou de ser o carro mais vendido do Brasil depois de mais de duas décadas na
nesta posição. Além disso, a empresa perdeu espaço entre as maiores marcas do
País: caiu da segunda para a terceira colocação em vendas, refletindo a perda de
quase um ponto porcentual de participação, para 17,32%.

A empresa vendeu 576,5 mil carros no Brasil no ano passado, número 13,5%
inferior ao de 2013. A queda é superior a do mercado total, que diminuiu 7,1%
em 2014. Foram emplacadas 183,3 mil unidades do Gol. O Fiat Palio superou esta
marca por diferença de apenas 385 unidades e assumiu a liderança, ajudado
principalmente pelo Palio Fire, que usa a carroceria da terceira geração do
modelo lançada no início dos anos 2000. Hoje o Fire é o carro nacional mais
barato do País e divide em quase meio-a-meio as vendas com as demais versões da
quinta geração do Palio. Ao mesmo tempo, desde o início de 2014 o Gol perdeu a
ajuda do G4, que representava cerca de um quarto dos licenciamentos do hatch da
Volkswagen.

O Volkswagen Up!, lançado no início de 2014 como a grande aposta da marca para
dar fôlego às vendas, decepcionou com 58,8 mil emplacamentos, apenas o
suficiente para cobrir a ausência do Gol G4, sem volume suficiente para trazer
novo fôlego às vendas da marca. O carro ficou em 14º lugar no ranking dos mais
vendidos do País, atrás de modelos mais caros, como os sedãs Toyota Corolla e
Hyundai HB20S.

Enquanto isso, a performance do Palio fortaleceu a liderança da Fiat no Brasil.
Ainda assim, a companhia teve vendas 8,5% menores do que em 2013, com 698,1 mil
carros.

Já a General Motors subiu da terceira para a segunda posição entre as mais
vendidas, com 17,4% de market share e 578,7 mil emplacamentos. O principal
responsável pelo desempenho foi o compacto Chevrolet Onix, o terceiro carro
mais vendido no ano e o mais emplacado nas vendas de varejo, que não incluem os
negócios com frotistas, como locadoras.

A Ford permaneceu como a quarta maior montadora do País, com 308,1 mil
unidades. O volume representou 9,2% do mercado total. A quinta colocação foi
ocupada pela Renault, que garantiu presença de 7,1% e vendeu 237,1 mil
veículos, apenas 63 unidades à frente da Hyundai, que terminou o ano na sexta
colocação.