Volkswagen revela conceito de carro totalmente autônomo, controlado por voz e gestos

Volkswagen ID Vizzion (Foto: Divulgação)

 

 

Mais um membro da nova família ID, de carros 100% elétricos, foi anunciado pela Volkswagen. O ID Vizzion é um sedã autônomo comandado por gestos e voz, com design futurista e autonomia para rodar até 665 quilômetros com apenas uma carga de uma bateria. Mas esse carro ainda é um conceito, assim como os outros modelos da linha: o I.D. Crozz e o simpático I.D. Buzz, considerado o herdeiro da Kombi.

Previsto para ser apresentado no Salão de Genebra, o ID Vizzion, no entanto, avança mais que os demais modelos da linha na ideia de veículo autônomo. Enquanto o I.D Buzz possui volante e pedais, que dão ao motorista a opção de assumir o comando da van, no sedã, essas peças foram simplesmente suprimidas. O carro é comandado por gesto, voz e sistemas sofisticados de inteligência artificial. É mais ou menos como se a Siri, do seu iPhone, fosse seu motorista particular.

Segundo a Volkswagen, esses recursos darão um novo patamar de conforto e liberdade aos ocupantes, “permitindo que os passageiros possam desfrutar  livremente de seu tempo durante a viagem”. As pesquisas para o desenvolvimento desse tipo de sistema promete expandir o alcance tecnológico da montadora.

Volkswagen ID VIzzion interior (Foto: Divulgação)

 

O lado bom é que sobra praticamente todo o espaço interno para os ocupantes se esparramarem. E estamos falando de um sedã com proporções generosas: ele mede 5,11 metros de comprimento e não existem colunas em seu interior, transformando a cabine em uma sala de estar, com nada além do que um console entre os bancos.

De acordo com a marca, o carro será equipado com baterias de 111 KWh darão um autonomia de até 665 km ao carro. Segundo a marca, o conceito poderá tinge a velocidade máxima de 180 km/h utilizando  dois motores elétricos que combinados produzem 225 kW de potência, o equivalente a 305 cv.

É, claro, que algo assim tão arrojado, ainda não tem data para sair do papel, mas é curioso perceber como fabricantes tradicionais como a Volkswagen, estão olhando para o futuro do automóvel.