Volvo apresenta novo V60, que chegará ao Brasil no segundo semestre

Visual do novo V60 lembra os crossovers do fabricante sueco (Foto: Divulgação)

 

A Volvo está investindo pesado nos crossovers, contudo, o fabricante não deixou de lado um dos seus nichos mais tradicionais: o das peruas. A marca sueca apresentou hoje a segunda geração da V60, que será trazida para o Brasil no segundo semestre deste ano. A vocação familiar fica clara até no lugar escolhido para o lançamento: a entrada da garagem de uma típica casa em Estocolmo, capital da Suécia. Da mesma maneira, o vídeo abaixo reforça a vocação de um veículo feito para ser prático e familiar em todas as horas.

No país de origem, a V60 é um dos modelos de maior sucesso da Volvo, que conta ainda com o maior V90 na sua gama. “O motorista de peruas familiares é um cliente importante para o nosso negócio há gerações”, diz Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Carros. “O novo V60 honra essa tradição, mas a leva muito adiante”. “O V60 é realmente o ponto central da marca Volvo”, afirmou Robin Page, vice presidente sênior de design da Volvo Carros. “É refinado, tem proporções e pose muito belas, enquanto entrega praticidade e versatilidade”.

A geração original de 2010 fez muito sucesso graças ao jeitão esportivo, algo que não foi esquecido no novo V60. O visual segue a cartilha criada pela nova geração de crossovers do fabricante. Estão lá elementos como o capô longo, os faróis que imitam o formato do martelo do Thor deitado, muitos vincos e as já tradicionais lanternas alongadas tanto na vertical quanto na horizontal. O resultado é alongado e tem linhas mais delgadas para fugir da imagem de um XC60 rebaixado. 

Além dos toques visuais, a plataforma também é compartilhada com os irmãos: trata-se da nova plataforma modular SPA, compartilhada com o XC60 e XC90. A base mecânica é igualmente semelhante.

Volvo V60 chegará ao Brasil até o segundo semestre de 2018 (Foto: Divulgação)

 

Ao dar uma espiada no interior, dá para ver que a cabine é semelhante aos dos crossovers do fabricante, o que inclui uma enorme central multimídia vertical. Sensível ao toque, a tela oferece o controle personalizado de várias funções do carro e também a conectividade através do 4G e do sistema Sensus de infoentretenimento, capaz de se comunicar diretamente com o seu smartphone.

Dentro dos planos de eletrificar todos seus carros novos a partir de 2019, a Volvo reservou duas opções híbridas do tipo plug-in (que tem autonomia só na eletricidade maior e podem ser recarregados na eletricidade) para o V60.

Painel do V60 tem uma enorme tela multimídia estilo tablet (Foto: Divulgação)

 

O T6 Twin Engine AWD tem motores 2.0 turbo e elétricos para gerar 340 cv no total, enquanto o top de linha T8 tem ajuste mais potente, capaz de entregar 390 cv. Claro que receberemos também no Brasil opções mais em conta, nomeadamente as T5 e T6, ambas 2.0 turbo. Para a Europa e outros mercados, há os diesel D3 e D4, que não serão vendidos no nosso mercado.

É difícil falar de um lançamento da Volvo sem dedicar um espaço para a segurança. O V60 vem de série com sistemas sofisticados de assistência ao motorista, já conhecidos dos XC60 e XC90. A proteção parte do City Safety, capaz de frear automaticamente e evitar colisões e atropelamentos em velocidades urbanas, além de reconhecer o padrão de movimento de pedestres, ciclistas e animais.

Porta-malas do V60 tem espaço para alçapão no fundo (Foto: Divulgação)

 

Somado a  isso, o sistema de condução semiautônoma é capaz de ajudar o motorista com direção, aceleração e frenagem automáticas até 130 km/h. Segundo a Volvo, a sensibilidade da tecnologia ficou bem maior e inclui a possibilidade de fazer curvas sozinho com maior precisão. Outros auxílios ajudam o carro a evitar colisões dianteira e saídas da estrada. Opcionalmente, o Volvo é capaz de adotar o sistema de alerta de tráfego cruzado com frenagem automática. Nada mais de levar sustos ao sair da vaga de ré ou entrar em uma via sem visibilidade desimpedida.

Caso nada disso dê certo, o habitáculo inteiro é cercado por aços de ultraaltaresistência, da coluna A (do para-brisa) ao extremo do porta-malas, o que garantirá a integridade da cabine e a sobrevivência dos cinco passageiros.