VW dá sinais de sucessão de Winterkorn

Herbert Diess é indicado para presidência da Volkswagen em 2015

PEDRO KUTNEY, AB

O conselho de supervisão do Grupo Volkswagen indicou por unanimidade Herbert Diess para ocupar a presidência chairman do comitê de administração da divisão de veículos de passageiros da Volkswagen a partir de 1º de outubro de 2015. O executivo vai substituir no cargo Martin Winterkorn, que também é o CEO do grupo e vinha acumulado até o momento as duas funções.

Em tese, com a divisão de atribuições a partir do próximo ano, Winterkorn passaria a se dedicar exclusivamente ao comando do grupo, sem responsabilidade específica por uma das empresas da holding. Contudo, como a Volkswagen é a maior empresa da corporação, seu presidente sempre foi também o número um de toda a organização. Portanto, a repartição de comando pode indicar que está sendo preparado o terreno para uma possível sucessão de Winterkorn, que completará 68 anos em maio de 2015 e desde 2006 está à frente da Volkswagen.

Em comunicado distribuído na terça-feira, 9, o Grupo VW enfatiza que o cargo de chairman do comitê de administração da Volkswagen Passenger Cars será criado especialmente para acomodar a chegada de Diess à corporação. O executivo está se desligando do Grupo BMW, que também realizará mudanças em sua estrutura de comando no ano que vem leia aqui.

Diess, de 56 anos, era até esta semana membro do conselho de administração do Grupo BMW responsável pelo desenvolvimento de produtos. “Com Herbert Diess estaremos recebendo em nossa companhia uma incrível personalidade e uma das mais capazes mentes da indústria automobilística”, destacou em nora Winterkorn. “Ao mesmo tempo, este passo coloca o comando executivo do grupo e da marca em um espaço ainda mais amplo”, acrescentou.

Fonte: Automotive Business