VW Nivus estreia na última semana de junho

F Calmon / Automotive Business

Com desenho atraente, novo SUV em estilo cupê é mais alto que o Polo e mais baixo que o T-Cross

Primeiro SUV compacto em estilo cupê, projetado e fabricado no Brasil, está sendo revelado aos poucos. Posso antecipar com exclusividade que será na última semana de junho.

O cronograma original de sete etapas foi mantido desde quando se falou do carro oficialmente, na Alemanha, em agosto do ano passado. Em dezembro se apresentou um esboço, em março último um filme teaser do seu interior, na semana passada revelaram-se alguns dados básicos acompanhados de fotos com disfarce que podiam ser “limpas” por especialistas em estilo.

A quinta será no próximo dia 29 sobre o sistema multimídia de alta definição e novos recursos. Em meados de maio haverá apresentação estática para a imprensa. Não se sabe se será presencial ou remota por streaming, pois dependerá do cronograma paulistano de liberação de grupos.

O Nivus tem a mesma distância entre eixos do Polo (2,56 m; no Chevrolet Tracker são 2,57 m). Trata-se de um modelo totalmente novo e particularmente atraente pelo desenho do teto e equilíbrio de linhas. É 2,7 cm mais alto que o Polo e mais baixo que o T-Cross, na maior parte em razão dos pneus, mas a VW não informou agora o vão livre.

O balanço traseiro maior permitiu um porta-malas de 415 litros (no Honda HR-V, 437 litros). Esse volume excede o do T-Cross com o encosto do banco na posição normal. A Volkswagen também não antecipou a distância da cabeça dos passageiros do banco traseiro ao teto.

Entre itens exclusivos no segmento de SUVs compactos destacam-se faróis e todas as lanternas de LED, além de controle adaptativo de velocidade de cruzeiro. Há também alerta visual de distância de segurança ao veículo da frente e frenagem emergencial automática a até 50 km/h (no Tracker, 80 km/h). Este equipamento evita boa parte das colisões em tráfego urbano.