Total mundial até maio é 5,3% maior que em igual período de 2012; Alemanha tem queda de 10,4%
REDAÇÃO AB
Em todo o mercado europeu foram entregues 688,9 mil carros Volkswagen de janeiro a maio, resultando em queda de 7,3% ante os mesmos meses do ano passado. Chama a atenção o desempenho negativo da marca dentro da própria Alemanha. Em 2012, a VW vinha apresentando crescimento no mercado doméstico, apesar dos maus resultados na porção ocidental do Velho Continente.
No acumulado de 2013, porém, o volume de 229,3 mil novas unidades em solo germânico resulta em queda de 10,4% ante os mesmos cinco meses do ano passado. A Rússia é outra nação em que a VW apresentava bons números durante 2012 e que no acumulado deste ano revela retração. Com 62,6 mil carros de janeiro a maio, a queda é de 4,2%. Nos países da Europa Ocidental exceto Alemanha, as vendas somaram 351,4 mil unidades no período, resultando em queda de 7,2%.
Na região Ásia-Pacífico, com 1,07 milhão de unidades, a alta de 17,6% foi puxada pelo mercado chinês, que sozinho consumiu 980 mil carros Volkswagen o crescimento nesse mercado foi de 19,6%. Assim como a Rússia, a Índia foi outro país em desenvolvimento a revelar queda na venda de carros VW. Com 26,6 mil unidades no acumulado até maio, o país registrou retração de 14,6% ante igual período de 2012.
Na América do Norte, os Volkswagen somaram 252,7 mil unidades de janeiro a maio, alta de 4,4%. Nos Estados Unidos, onde foram entregues 169,8 mil carros, houve ligeira queda de 0,4% na comparação com os mesmos cinco meses de 2012. Na América do Sul, com 303,1 mil carros no acumulado do ano, a queda é de 2,9%.
Fonte: Autmotive Business