Avaliamos o Volkswagen Polo 1.6 Automático

Quando a Volkswagen lançou o Polo, as únicas opções com câmbio automático eram as com motor 1.0 turbo, que equipa as versões mais caras. Agora, a configuração intermediária, com propulsor 1.6 flexível, pode ser equipada com esse tipo de transmissão (de seis marchas). O preço parte de R$ 62.690.

A lista de itens de série é a mesma da versão manual, que custa R$ 5.500 a menos. O pacote enxuto traz ar-condicionado e direção, travas e vidros elétricos. O sistema de som tem entrada USB e Bluetooth. O hatch oferece também air bags laterais, em adição aos frontais obrigatórios.

Por R$ 3.415 extras é possível equipar o hatch com rodas de liga leve, central multimídia com CarPlay e Android Auto e espelhos elétricos – que são novidade na linha 2019. Por mais R$ 1.381, o Polo MSI automático ganha controles de estabilidade e tração e auxílio para partida em rampas.

A única cor do Polo MSI sem custo adicional é a preta sólida. Até mesmo branco e vermelho custam R$ 467.

COMPORTADO

O motor 1.6 flexível de 117 cv é o mesmo da versão manual. O câmbio tem funcionamento suave e faz um bom casamento com o propulsor. As respostas são rápidas e o conjunto agrada pela suavidade.

A transmissão tem ainda um modo esportivo, no qual faz as trocas em rotações mais altas e dá um pouco mais de agilidade ao hatch. No entanto, mesmo no modo normal, o Polo vai bem. Só não espere o mesmo fôlego das versões com o 1.0 turbo.

Os MSI automáticos também devem a opção de trocas manuais por aletas atrás do volante. Essa facilidade está disponível nas versões mais caras do hatch – ao menos, as mudanças ainda podem ser feitas pela própria alavanca.

Motor
1.6, 4 cil., 16V, flexível
Potência*
117 cv a 5.750
Torque*
16,5 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio
Automático, seis marchas
Peso
1.125 quilos

PRÓS E CONTRAS

PRÓS

CÂMBIO
Transmissão tem funcionamento suave e está bem acertada com motor 1.6.

CONTRAS

EMOÇÃO AO VOLANTE
Polo 1.6 é funcional e tem bom custo-benefício, mas dirigibilidade não empolga.