Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir

Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir

O Volkswagen Jetta 2019 chegou e agora busca novos clientes – num perfil de 46 anos e com boa renda na casa de R$ 20 mil – mudando completamente para isso. Com preços entre R$ 109.990 e R$ 119.990, o sedã médio vindo de Puebla ressurgiu com um estilo mais jovial, em harmonia com o atual padrão da marca e com vistas ao conforto.

Embora com a versão R-Line, a proposta é ser mais conservador para buscar clientes mais maduros, que procuram mais conforto no dia a dia. Com essa missão dada, o Novo Jetta 2019 se apoia na plataforma MQB e na motorização 1.4 TSI Flex, que parte de São Carlos-SP para o México, a fim de voltar a bordo do modelo.

Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir

Nessa relação de troca, o Jetta aumenta sua afinidade com o consumidor brasileiro ao entregar a tecnologia Flex, mas com boa oferta de performance em qualquer caso e também de economia, coisas que o novo público mira também.

Na versão Comfortline, o Volkswagen exibe mais claramente sua missão e nos faz lembrar bem do Virtus, tanto visualmente quanto em proposta, embora em outra faixa de preço.

Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir

Com 4,70 m de comprimento e 2,69 m de entre-eixos, o Novo Jetta cresce e aparece, já atraindo a atenção de motoristas nas ruas, mesmo tão recente. Dotado de um bom conteúdo, eliminou itens esperados e apostou em coisas que ninguém aguardava.

Algumas, infelizmente, que muitos não desejavam.

Ar-condicionado dual zone, multimídia mais avançada e com climatização, modos de condução e iluminação personalizável são destaques, assim como também cluster digital, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência.

O VW Jetta de sétima geração trouxe tudo isso e muito mais.

Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir

Porém, da mesma forma, tirou de cena os paddle shifts, a suspensão traseira multilink, detalhes de melhor acabamento e maior preocupação com quem vai atrás, embora tenha “compensado” nesse caso com a plataforma mais espaçosa.

Ficou mais tecnológico e bonito, mas ao mesmo tempo simplificou-se muito mais do que se imaginava. E isso também se traduz na condução. Não que seja ruim, mas agora é um pouco diferente. Assim, confira abaixo nossas impressões ao dirigir.

Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir

Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir

O Jetta 2019 é um sedã médio agora mais conservador e tradicional.

Então, nesse caso, vamos esquecer por enquanto da proposta esportiva que a antiga versão Highline entregava com seu motor 2.0 TSI de 211 cavalos e câmbio DSG de seis marchas.

Ainda como o anterior também, o modelo centra sua atuação no EA211 1.4 TSI Flex com 150 cavalos e 25,5 kgfm.

Com esse propulsor, o Novo Jetta continua animando tanto quanto o antigo.

A Volkswagen optou por uma calibragem que faz jus à reputação que deu outra vida para o sedã no passado, indo agora de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e com máxima de 210 km/h.

Os números não são excepcionais para quem busca esportividade, mas cumprem os requisitos da proposta.

Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir

Dotado de boa posição para dirigir, com comandos à mão e assento correto, o Jetta 2019 amplia o leque de trabalho do motor com seus modos de condução, dando ainda aos motoristas (mais de um perfil pode ser salvo na configuração do carro), a possibilidade de ter seu próprio Jetta.

Começando pelo Eco, a resposta ao pedal é realmente mais mansa, mas nem de longe ele se aproxima do que um EA211 1.0 TSI de até 128 cavalos entrega em seu máximo.

A força disponível é muito superior e é fácil notar que ele trabalha de forma mais suave e com respostas bem tênues em comparação com o modo Normal.

Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir

Mas, basta uma pisada mais forte para que o Eco vá para o espaço e o 1.4 TSI faça o que realmente sabe.

Isso é bom, pois não “vende” do motorista na hora H. Na estrada, 1.800 rpm a 110 km/h, baixo em ruído e alto em economia.

Falando no Normal, ele entrega o que se espera mesmo desse propulsor, apesar de um pequeno lag, ele responde de bom grado e faz tanto o papel de motor econômico, quanto o de esportivo.

Nesse último caso, o Sport faz as respostas irem ao extremo, com aceleração vigorosa até 6.000 rpm, quando faz o câmbio Tiptronic de seis marchas, trocar de velocidade.

Realmente empolga nessa caso, ainda mais com o este último no modo S.

Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir

No Individual, configure do jeito que quiser, podendo mudar atuação de direção, motor/câmbio, controle de cruzeiro (R-Line) e iluminação (no modo automático).

Mas, e os paddle shifts? Trata-se de um item que merecia sim estar no Novo Jetta, ainda mais que é oferecido até no Voyage.

Mas, para muita gente, ele não faz falta. Trata-se daquele item que poucos usam, mas que é preciso ter.

Realmente é um pecado nesse caso do Jetta. Ainda assim, mesmo andando esportivamente, o conjunto ainda oferece a boa e velha alavanca com mudanças manuais, se assim o desejar.

Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir

Em seu comportamento, o Novo Jetta ficou mais macio, absorvendo mais as irregularidades do asfalto e não peca em estabilidade, embora a suspensão de eixo de torção tire muito do handling superior com a multilink.

A direção é confortável e tem boa resposta, apesar de não ser tão receptiva nas mudanças de configuração quanto se esperava.

O nível de ruído é bom e o comportamento em curvas e frenagens fortes não decepciona. A dirigibilidade é muito boa.

Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir

No geral agradou, trouxe mais em conforto ao dirigir e ampliou as possibilidades ao volante, especialmente com o ACC Front Assist.

Basta um rápido ajuste no botão para que ele mantenha uma boa distância para o carro da frente, parando totalmente e depois arrancando.

O uso do modo de condução influi sim na resposta, o que também é bom. Para um começo, saiu-se bem. Em breve, nossa Avaliação NA.

Novo Jetta 2019: Galeria de fotos

Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir
Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir

© Noticias Automotivas. A notícia Novo Jetta 2019: Impressões ao dirigir é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.