Piloto bate recorde em Nürburgring com a sucessora da VW Kombi

Volkswagen Transporter do recorde teve apenas peso aliviado (Foto: Divulgação)

 

Encontrar uma van correndo em Nürburgring não é difícil, mas a grande maioria está lá pela curtição. Não é o caso desta Volkswagen Transporter, a atual geração da clássica Kombi. Pilotada pelo britânico Rob Austin, do campeonato britânico de carros de turismo (BTCC), a van foi cedida pelo seu patrocinador, a firma de aluguel de veículos comerciais Northgate Vehicle Hire, que não teve medo de ver o piloto levar o modelo ao limite para baixar o tempo de 10 minutos e 8 segundos.

O recorde anterior havia sido batido por Sabine Schmitz ao volante de uma Ford Transit. A pilota e celebridade havia cravado a marca durante a temporada de 2005 do programa Top Gear. Tal como ela fez, Austin também aliviou o peso da Tranporter e retirou alguns elementos de acabamento do compartimento de carga, além do banco do carona. A VW não passou por modificações no motor turbodiesel de 150 cv.

Rob Austin é piloto profissional do BTCC e conseguiu bater o recorde (Foto: Divulgação)

 

Nas primeiras tentativas, ele chegou a 10 minutos e 12 segundos, apenas quatro segundos atrás de Sabine. Após dois dias de testes e pequenas modificações, Austin finalmente baixou a barreira dos dez minutos. Foram 9 minutos e 58 segundos cravados. Dê uma olhada no vídeo abaixo para ter uma ideia do grau de concentração exigido para alcançar este tempo em Nürburgring Nordschleife, o famoso trecho norte do circuito.

“Eu planejei testar os limites e a versatilidade do que uma van pode fazer. E que lugar melhor para testar isso do que Nürburgring? Foi a volta mais comprometida que fiz na minha vida”, afirma Austin. Não foi fácil, o circuito tem 20,8 km e 120 curvas de todos os tipos. Olha que o britânico é piloto profissional desde 2000 e já ficou em segundo lugar no campeonato nacional de Gran Turismo na categoria GT4, ao volante de um Ginetta.