A divisão de comerciais da Volkswagen deixou claro que aposta pesado na eletrificação e levou vários modelos do tipo para o Salão de Hannover. A despeito da presença da I.D. Buzz Cargo, versão elétrica da nova Kombi, nenhum é tão simpático quanto a primeira bike elétrica da Volkswagen.
Chamada simplesmente de Cargo e-Bike, o modelo serve para fazer entregas na ponta final da cadeia logística e conta com um motor de 250 Watts (48V) capaz de levá-la a até 25 km/h.
A capacidade de peso incluindo o ciclista é de 210 kg e a plataforma de carga fica bem baixa, posicionada entre as duas rodas dianteiras. A geometria do eixo dianteiro permite manter os objetos transportados no lugar certo, tudo para que eles não virem nas curvas.
Como o I.D. Buzz Cargo chegará apenas em 2021, a marca vai trabalhar até lá com a Transporter, van que corresponde ao que seria a Kombi atualmente. O veículo comercial apareceu em versão táxi elétrica. As baterias de íons de lítio dão autonomia entre 208 e 400 km.
Outro modelo que tem vocação para a praça é o e-Caddy, que chegará ao mercado na metade do ano que vem como uma opção interessante de táxi. A minivan é baseada na versão Maxi e tem espaço ótimo para cinco passageiros e muita bagagem. A autonomia máxima é de 220 km e a velocidade máxima chega a 120 km/h, perfeita para aplicações tipicamente urbanas com trechos de vias rápidas.
Aqueles que desejam mais autonomia e espaço para carga podem ficar com o Crafter HyMotion, van grande da Volkswagen movida a hidrogênio. O enorme tanque leva 7,5 kg do elemento químico, transformado em eletricidade e capaz de levar a van de 4,2 toneladas por até 500 km. O melhor: o hidrogênio tem recarga tão rápida quanto o combustível tradicional.