Up GTI da B&B Automobiltechnik encosta nos 150 cv de potência

Up GTI da B&B Automobiltechnik encosta nos 150 cv de potência

O Up GTI é um subcompacto alemão que por si só já é uma sensação, entregando 115 cavalos e 20,4 kgfm em seu pequeno motor de três cilindros EA211 R3 1.0 TSI, semelhante ao usado no Brasil pelo similar nacional, embora este com calibração menor: 101 cavalos na gasolina e 105 cavalos no etanol, além de 16,8 kgfm nos dois combustíveis.

Com o mesmo ajuste visto nos Polo, Virtus e Golf, o propulsor recebeu atenção especial do preparador germânico B&B Automobiltechnik, que criou para o Volkswagen Up GTI dois programas de atualização para fazer a cavalaria subir muito no pequenino esportivo. O interessante do pacote é o preço acessível para a realidade alemã.

Up GTI da B&B Automobiltechnik encosta nos 150 cv de potência

No estágio 1, o pacote de preparação acrescenta 21 cavalos, totalizando 136 cavalos, algo pouco acima do que proprietários brasileiros andam verificando em seus Up TSI sob o dinamômetro. Bom, mas na Alemanha, esse nível de preparação custa 998 euros. No entanto, é o estágio 2 da B&B Automobiltechnik que dá realmente um “up” ao esportivo da VW.

Com ele, o motor 1.0 TSI pula para 147 cavalos e 26,4 kgfm, que faz o Up GTI alcançar números equivalentes ao uso do motor EA211 1.5 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm. Ou seja, 3 cavalos a menos, mas 0,9 kgfm a mais. Obviamente não é possível instalar este último no subcompacto da VW, por isso quem tem o esportivo, pode desfrutar de algo semelhante.

Up GTI da B&B Automobiltechnik encosta nos 150 cv de potência

Nesse caso, o Up GTI estágio 2 da B&B Automobiltechnik vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge pouco mais de 210 km/h de velocidade máxima final. Um Golf 1.4 TSI, por exemplo, aqui no Brasil, faz isso em 8,7 segundos com máxima de 203 km/h, por exemplo. Ou seja, é uma performance realmente empolgante para o diminuto carrinho.

Por isso, a B&B Automobiltechnik cobra 1.498 euros, mas não vem somente com a preparação do motor. A suspensão do Up GTI estágio 2 precisou ser rebaixada em 30 mm para dar mais estabilidade ao subcompacto, que ganhou igualmente molas ajustáveis e uma calibração mais rígida do conjunto. Na Alemanha, o esportivo custa 17.975 euros “original”.

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Aqui, o Up TSI ainda espera por uma versão GTI, que sem dúvidas traria enorme benefício em termos de performance com uma calibração similar ao dos Polo, Virtus e Golf, obviamente com um câmbio manual de seis marchas, suspensão mais baixa e rígida, além de escape duplo cromado e visual devidamente personalizado, incluindo aí rodas de liga leve aro 16 ou 17 polegadas.

Claro, numa configuração oficial como essa, o Up GTI brasileiro custaria uma pequena bagatela, mas sem dúvida seria um atrativo a mais para o subcompacto, que anda meio apagado após a recente mudança de posicionamento.

Volkswagen Up GTI B&B Automobiltechnik – Galeria de fotos

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