Volkswagen Jetta GLi com motor de Golf GTI será lançado em fevereiro de 2019

Jetta GLi será mais discreto que o modelo preparado pela H&R para o Sema (Foto: Divulgação)

 

Você achou a motorização 1.4 TSI do Volkswagen Jetta insuficiente? Calma, a solução está bem próxima. A marca alemã vai lançar a versão GLi do sedã durante o Chicago Auto Show, salão que será realizado no próximo mês de fevereiro. O modelo conta com o mesmo motor 2.0 TSI do Golf GTI e deve chegar ainda no primeiro semestre, vindo do México.

O três volumes esportivo vai manter a denominação GLi no Brasil, conforme Autoesporte havia confirmado com uma fonte ligada ao projeto. O batismo já foi utilizado anteriormente no nosso mercado, porém, designava carros de configuração intermediária.

Será um belo incremento de potência e torque diante do 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm entre 1.400 e 3.500 rpm. O 2.0 TSI do Jetta GLI deve ter o mesmo ajuste padrão visto em outros Volkswagen, incluindo o Golf GTI. São 230 cv de potência e 35,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.400 rpm, associado ao câmbio DSG de dupla embreagem e seis marchas.

O motor não é a única mudança, óbvio. A suspensão será mais esportiva e as rodas devem ser de 18 polegadas semelhante ao jogo usado pelo Golf GTI. Além disso, a suspensão traseira por eixo de torção vai dar lugar a um arranjo multilink, capaz de lidar melhor com a exigência dinâmica do esportivo O sistema de freios a discos ventilados na frente e rígidos atrás também terá diâmetro maior.

Com o novo motor EA888, o sedã de nova geração vai ficar bem mais rápido que o antecessor, movido pelo EA211 2.0 TSI (211 cv e 28,6 kgfm). Se o Jetta Highline anterior faz de zero a 100 km/h em 7,5 segundos, o Gli deve chegar próximo dos 6,3 segundos obtidos pelo Golf GTI na mesma prova.

 

Quanto ao estilo, o Jetta GLi tem pacote mais agressivo de para-choques e grades, afora saias laterais e outros. O carro chegou a ser flagrado pelo Argentina Autoblog ao desembarcar no país vizinho. Mesmo que não chegue a chamar atenção como o Jetta preparado pela especialista de suspensões H&R para o Sema (fotos), o Volks vai ter mais do que uma pitada de Golf GTI.

De acordo com as fotos, o interior terá decoração com costuras vermelhas, cor que será repetida nos filetes externos. Um pequeno spoiler integrado ao para-choque deixa clara a vocação mais esportiva do Jetta. Por dentro, a escolha de cores é repetida. O volante de base achatada é basicamente o mesmo do GTI, apenas o logotipo é diferente.

Tudo bem, afinal, o Jetta sedã é um Golf GTI com porta-malas maior. Esperamos que ele siga o primo-irmão hatchback em outro quesito: o preço. Se o GTI sai por R$ 143.790, o novo Jetta esportivo deve chegar perto e ultrapassar largamente os R$ 119.990 pedidos pela configuração R-Line 1.4 TSI.

Adesivos não farão parte do pacote visual, mas espere um Jetta GLi com detalhes vermelhos (Foto: Divulgação)

 

A importação via México deve ajudar a baixar um pouco o preço, sem falar que o Jetta tem uma proposta de mercado diferente e, graças a isso, pode ter um valor mais de briga, enquanto o Golf GTI pode ser nacional, mas tem um volume muito menor de vendas.