Volkswagen Kombi do futuro ganha versão elétrica

I.D. Buzz Cargo será a nova Kombi em versão elétrica (Foto: Divulgação)

 

A Volkswagen aproveitou o Salão de Veículos Comerciais de Hannover para apresentar a I.D. Buzz Cargo elétrica, a sucessora da clássica Kombi. O modelo é a última versão do conceito I.D. Buzz original, apresentado no Salão de Detroit de 2017. E não se trata apenas de um protótipo de motorshow: a produção da van leve elétrica já foi confirmada e começará até 2021.

De acordo com a VW, o veículo comercial foi criado para ficar o mais próximo possível da versão de produção. É uma boa notícia, especialmente pelo fato do I.D. Buzz trazer soluções muito avançadas para uma van, exemplo do grau de autonomia nível 4 oferecida pelo sistema I.D. Pilot. Isso significa que o carro será capaz de ir sozinho até o destino sem intervenções do motorista.

Como é dispensável em um autônomo, o volante não precisa ficar visível a todo momento. Para acionar o modo autônomo, basta você empurrar a peça em direção ao painel, onde o volante ficará embutido. Depois o banco do motorista pode ser virado à direita em 15 graus para poder usar o computador sensível ao toque, fixado no encosto do passageiro central. Há espaço para três pessoas na Kombi do futuro. Para combinar com todo o ar moderninho, o pedal do acelerador traz o símbolo do play, enquanto o freio exibe o pause.

Coluna conta com aletas que imitam as entradas do antigo motor refrigerado a ar (Foto: Divulgação)

 

Tal como a sigla deixa clara, o Buzz faz parte da linha I.D. de elétricos da VW. A autonomia máxima varia de acordo com o tamanho do pack de baterias, sempre instalado no assoalho. O alcance fica entre 330 km e 550 km e a velocidade máxima de 160 km/h permite trafegar por rodovias.

De acordo com a marca, o carregamento em estações rápidas consegue chegar a 80% da capacidade entre 15 a 30 minutos, dependendo da capacidade do pacote de baterias. O fabricante também previu o uso de recarga por indução, basta estacionar a van sobre uma placa de recarga.

Oferecer opções diferentes de armazenamento ajudará o furgão a ter versões mais baratas. Ninguém precisa pagar a mais por uma autonomia que não vai precisar, ainda mais porque o custo das baterias é o que mais encarece um elétrico.

O interior tem volante que pode ser embutido no painel (Foto: Divulgação)

 

Por fora, os leds dos faróis e lanternas são integrados ao desenho. Até os retrovisores foram substituídos por câmeras para não atrapalhar as linhas. Pena que as lanternas traseiras não sejam verticais como as antigas.

A nova Kombi alia alta tecnologia com toques retrô. A pintura que forma um bico na frente lembra as clássicas Kombis corujinhas, enquanto as entradas de ar nas colunas traseiras lembram a época em que o Volkswagen era refrigerado a ar. Talvez o melhor detalhe à moda antiga seja a borda que o teto forma sobre o para-brisa e tampas traseiras. Porém, até ele esconde um recurso de alta tecnologia: o teto tem uma chapa de energia solar capaz de ampliar a autonomia em até 15 km em um dia de utilização.

E quanto ela leva de carga?

Maior do que a Buzz de passageiros apresentada em Detroit, o Cargo tem 5,04 metros de comprimento e teve o balanço traseiro (distância entre as rodas de trás e a ponta do carro) ampliado em 10,6 centímetros. Além disso, o novo modelo vem com rodas aro 20 calçadas em pneus Continental 235/55, contra o jogo de 22 polegadas do Buzz original. A vanzinha é baseada sobre a arquitetura modular elétrica da VW, conhecida pela sigla MEB.

Volkswagen ID Buzz (Foto: Divulgação)

 

O entre-eixos tem 3,30 metros de comprimento e a capacidade máxima de carga chega a 800 kg. Para facilitar a carga e descarga, as portas dianteiras e a lateral direita deslizante abrem eletricamente através de um sensor, que autoriza a abertura após detectar a chave eletrônica no smartphone do usuário.

Até a carga é administrada de maneira inteligente. A Volkswagen investiu na internet das coisas e criou um sistema capaz de indicar onde está cada entrega nas prateleiras laterais do compartimento de carga. Elas são catalogadas uma a uma e o motorista pode se encarregar de receber mensagens, se comunicar com a empresa ou até checar como está o estoque enquanto deixa o carro se autodirigir até o destino.

Volkswagen I.D. Vizzion (Foto: Newspress)