Trump também tem medo de viajar em carro autônomo

“Imagine que você está sentado no banco de trás, e de repente o carro fica descontrolado numa curva, e você não consegue parar essa porra?”

A frase acima foi atribuída ao presidente americano Donald Trump por uma fonte ouvida pelo site Axios, e ilustra sua desconfiança nos carros autônomos. Trump diz que jamais seria passageiro em um deles.

O presidente dos EUA teria manifestado esse temor em várias conversas reservadas na Casa Branca, e até mesmo em papos informais com amigos durante partidas de golfe na Flórida.

Segundo o Axios, um desses interlocutores contou a Trump que estava adorando seu novo Tesla, dotado de alta capacidade de condução autônoma. O presidente reagiu dizendo que jamais confiaria num computador atuando como seu motorista.

Donald Trump não quer ser passageiro dessa "porra" de carro autônomo

Donald Trump não quer ser passageiro dessa “porra” de carro autônomo

O temor de Trump — que já deu palpite até mesmo no “excesso” de tecnologia dos aviões, que teriam ficado “muito complicados” para pilotar — é compartilhado por ampla maioria de americanos, conforme estudo do AAA (American Automobile Association) divulgado na semana passada: 71% dos pesquisados afirmam que têm medo de andar num carro autônomo.

Um pressuposto dos self-driving cars é que um ocupante sempre possa assumir o comando do carro a qualquer momento e dirigi-lo como um modelo convencional. Portanto, o receio de não poder retomar o controle numa emergência ou em caso de mau funcionamento do sistema é infundado.

Trump e a maioria dos americanos parecem se referir a uma situação em que sejam passageiros, sem acesso ao volante, freio e demais comandos do carro — basicamente por estarem no banco de trás, ou por planejar passar a maior parte do trajeto dormindo ou no smartphone.

Mesmo que a má vontade de Trump deva-se a seu conhecimento rudimentar sobre o tema, analistas acreditam que um acúmulo de acidentes graves pode levar o presidente a agir para prejudicar de alguma forma o desenvolvimento de carros autônomos.

Ainda não existe uma regulamentação federal para carros autônomos nos EUA, mas a agência nacional de segurança viária (NHSTA) e o departamento de transportes têm trabalhado em favor deles, além de, por ora, incentivarem as empresas desenvolvedoras (como Google e Uber) a criar suas próprias regras.

Claudio de Souza é jornalista desde 1994 e atua no setor automotivo há mais de dez anos. Ex-editor de UOL Carros e Carro Online, ele recebeu o prêmio SAE de jornalismo online em 2011.
Em sua visão, carro tem de ser bom, e não apaixonante. Nesta coluna, discute semanalmente assuntos globais do setor automotivo.
claudiodesouza.colunista@gmail.com

O post Trump também tem medo de viajar em carro autônomo apareceu primeiro em Carsale.