Ford: Colônia produzirá carros elétricos com base MEB na Alemanha

Ford: Colônia produzirá carros elétricos com base MEB na Alemanha

Fonte / Noticias Automotivas

A Ford anunciou a produção de seus carros elétricos na Europa, mas não havia indicado o local de fabricação. Este será em Colônia, Alemanha, onde atualmente a empresa produz o Fiesta, de acordo com o jornal local Koelner Stadt-Anzeiger.

Para fazer as mudanças, serão investidos € 1 bilhão para modernização do processo produtivo e adaptação para a montagem dos carros elétricos. Rapidamente, a Ford se manifestou sobre o assunto.

Falando ao site Automotive News Europe, a montadora americana disse: “Anunciamos anteriormente que construiremos um novo veículo elétrico para a Europa baseado na plataforma MEB da Volkswagen a partir de 2023, mas ainda não confirmamos o fornecimento e não comentamos as especulações”.

Apesar de “ainda não confirmar” o fornecimento da MEB, sabe-se que o desenvolvimento do crossover elétrico baseado nela está sendo feito no centro de P&D da Ford em Merkenich, que é perto de Colônia.

Stuart Rowley, presidente da Ford Europa, adiantou que o modelo elétrico da marca não será igual aos produtos do grupo Volkswagen, indicando o mesmo caminho levado pela Fisker com o conceito Ocean, que em nada se parece um VW.

Ford: Colônia produzirá carros elétricos com base MEB na Alemanha

O Mustang Mach-E é a imagem mais próxima do que seria um crossover elétrico e compacto da Ford Europa, mas evidentemente ele é inspirado no pony car e a abordagem da marca para um produto mais comum pode levar a um design diferente no modelo alemão.

Também não se sabe se apenas este produto será feito. O acordo citava um produto específico, mas a Ford até o momento não sinalizou sua proposta de portfólio elétrico para os próximos anos, limitando quase tudo ao Mach-E.

O acordo com a VW prevê a produção de 300.000 unidades do crossover MEB, que naturalmente pode ser ampliada em uma renovação. Se a Ford se espelhar na Volkswagen, equivalentes elétricos de Puma, Focus e até EcoSport poderão surgir.