BMW defende diesel e diz que eletrificação é exagerada

BMW defende diesel e diz que eletrificação é exagerada

A BMW não acredita que os motores de combustão interna estão com os dias contados diante da eletrificação crescente no mercado mundial, em especial no segmento de luxo, onde os compradores têm maior chance de adquirir os novos produtos. Entretanto, estes são os mais exigentes e igualmente mais puristas.

Para a montadora de Munique, a eletrificação atual é exagerada. A afirmação veio de Klaus Frohlich, que é membro do conselho de administração do grupo BMW. Ele disse ao site Automotive News: “A mudança para a eletrificação é exagerada. Os veículos elétricos a bateria custam mais em termos de matéria-prima para as baterias. Isso continuará e poderá piorar com o aumento da demanda por essas matérias-primas”.

Frohlich também disse que os motores diesel possuem ainda uma vida útil comercial de pelo menos 20 anos, enquanto aqueles movidos por gasolina, deverão permanecer pelos próximos 30 anos. As declarações refletem a atual política da BMW, que apesar dos modelos i3 e i8, além de algumas versões híbridas plug-in, tem seu processo de eletrificação mais lento que as rivais Audi e Mercedes-Benz.

BMW defende diesel e diz que eletrificação é exagerada

O discurso da BMW é bem diferente daquele proferido pela Tesla e outros fabricantes que estão apostando mais em elétricos. Ainda assim, a marca alemã prepara uma gama exclusivamente movida por energia em 2021, representadas pela linha iNEXT. Mesmo a contragosto, a montadora precisa gastar muito dinheiro nesse processo, em especial na China, onde o governo está forçando uma mudança nesse sentido.

Em relação ao que se defende na BMW, nem tudo seguirá adiante, conforme aponta o próprio Frohlich. Ele revelou que dois motores diesel não terão vida longa. O primeiro é o três cilindros 1.5, que afirma ser caro de atualizar diante dos limites de emissão. Já o enorme seis em linha 3.0 com quatro turbos, é muito complexo e caro de produzir, sendo que o futuro será limitado a três turbinas.

Com gasolina, o V12 6.6 deverá manter-se pelo menos até 2023. Frohlich diz que é gasto muito dinheiro a cada ano para mante-lo limpo. Revelou que agora estão buscando uma forma de manter o V8 4.4 por mais tempo, provavelmente com eletrificação parcial.

[Fonte: Auto News]

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