Carro elétrico será debatido na Câmara dos Deputados no dia 28

Carro elétrico será debatido na Câmara dos Deputados no dia 28

Nesta quinta (28), a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública para debater o uso do carro elétrico no Brasil.

O objetivo é “analisar os impactos e desafios da inserção dos carros elétricos no mercado brasileiro”. De acordo com o relator da comissão, o deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), “trata-se de mais uma opção de mobilidade urbana que merece ser debatida para gerar subsídios que orientem uma utilização adequada”.

O site da Câmara divulgou a lista de convidados, que representam parte do setor de transportes e também de energia, entre outros. O debate ocorrerá logo mais às 10h no plenário 9 do congresso.

A chegada dos carros elétricos é inevitável, visto que o mercado nacional tende a reproduzir o que acontece no mundo. Mesmo sem infraestrutura adequada, os fabricantes de automóveis e importadores já estão investindo para que esses modelos tenham condições de rodar por aqui.

Carro elétrico será debatido na Câmara dos Deputados no dia 28

Instalação de eletropostos estão sendo concentrados inicialmente nas regiões Sudeste e Sul, onde está a maior parte da frota automotiva nacional e maioria das vendas do mercado nacional. Essa rede deve contar com 65 pontos de recarga de alta potência até 2020, mas sua ampliação irá muito além.

Marcas como a Volvo, por exemplo, prometem centenas de pontos de recarga de carros elétricos e híbridos, sendo que a marca sueca quer ter 250 desses pontos. Outras marcas também possuem ações que visam parcerias com empreendimentos imobiliários, comerciais e públicos.

Parte do esforço para criar uma infraestrutura adequada é para atender também uma considerável parcela dos consumidores que reside em condomínios antigos sem pontos de energia estabelecidos. Para estes, recargas em áreas públicas e privadas é a solução para obter autonomia no dia a dia.

E questão tributária, os carros elétricos ainda não gozam de incentivos fiscais específicos. O impacto no setor energético é outro ponto que será debatido e que preocupa alguns setores.

[Fonte: Câmara]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Carro elétrico será debatido na Câmara dos Deputados no dia 28 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.