Dacia corre contra o tempo com SUV híbrido na Europa

Dacia corre contra o tempo com SUV híbrido na Europa

A Dacia está correndo contra o tempo. A marca romena de carros baratos que faz a alegria da Renault em termos financeiros, agora tem de enfrentar a pressão da regulamentação europeia para emissão de poluentes em 2021.

Diante disso, a empresa está desenvolvendo um SUV híbrido para balancear sua média de emissão para os próximos anos. De acordo com a Bloomberg, a Dacia está desenvolvendo um produto para reduzir consumo e poluição, sendo testado a partir de um Duster bem modificado, que já foi flagrado na Europa.

Olivier Murguet, diretor de vendas da Renault, disse: “É difícil imaginar que a Dacia permaneça à margem do movimento”. Ele dá a entender que a marca do leste europeu não deixará de apostar em tecnologias que ajudem a aumentar a eficiência energética de seus carros.

Na mesa, a Dacia não tem muitas opções para faze-lo, porém, existem alguns sistemas de custo menor que podem ser adicionados aos carros atuais. O MHEV, por exemplo, poderia ser adotando por toda a gama em versões específicas. O micro-híbrido em evidência na atualidade, usa sistema elétrico de 48 volts.

Dacia corre contra o tempo com SUV híbrido na Europa

Entretanto, existe o mesmo com 12V, o que reduz o custo de alternador/motor e bateria de lítio de 48 volts usados em produtos mais caros, como o Novo Golf, por exemplo. No caso do SUV híbrido, o impacto poderia ser maior nas margens da Dacia, influenciando diretamente suas vendas, caso seja repassado o custo aos clientes.

Também existe opção de baixo custo, como um motor elétrico em forma de volante, adicionado entre o motor a gasolina e o câmbio de dupla embreagem, usando apenas bateria de níquel-hidreto metálico. É um sistema que várias marcas usam e poderia ser adicionado ao Duster atual como forma de se evitar o investimento em mais um produto.

A estratégia de eletrificar o portfólio vigente no lugar de lançar modelos específicos, está sendo bem implementada pela rival PSA, que fará o mesmo com a Opel. Já marcas com maior poder financeiro, como a VW, preferem ter uma gama exclusiva de carros eletrificados.

[Fonte: Bloomberg]

© Noticias Automotivas. A notícia Dacia corre contra o tempo com SUV híbrido na Europa é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.