EUA terão oito marcas de picapes elétricas até 2021

EUA terão oito marcas de picapes elétricas até 2021

O mercado de picapes nos EUA é bem tradicional e é um dos segmentos onde poucos se arriscam a alterar por causa dos clientes conservadores. Altamente lucrativo, é dominado por marcas americanas, embora tendo a presença também de alguns fabricantes estrangeiros.

No entanto, a eletrificação está vindo com força também sobre as picapes no mercado dos EUA e pelo menos oito marcas surgirão diante dos consumidores até 2021. Mesmo com os holofotes atualmente sobre a polêmica picape Tesla Cybertruck, outras de propulsão igualmente elétrica estarão disponíveis nos próximos dois anos.

Empresas como Bollinger Motors e Hercules Electric Vehicles pretendem colocar seus modelos elétricos no mercado, assim como a Atlis Motor Vehicles, que pretende vender picapes equipadas com baterias de lítio com preços entre US$ 45.000 e US$ 125.000.

EUA terão oito marcas de picapes elétricas até 2021

Na antiga fábrica do Chevrolet Cruze, surgiu a Lordstown Motors, que já abriu pedidos para sua picape elétrica Endurance, com valor de US$ 52.500. A Rivian é atualmente a mais concorrida por sua tecnologia, devendo iniciar as vendas de sua R1T muito em breve a partir de US$ 69.000.

Por fim, as menos prováveis até algum tempo, Ford e GM, também confirmaram versões elétricas de seus modelos F-150 e Silverado, entrando assim de cabeça no jogo. Mas, tem mercado para isso tudo?

De acordo com analistas de mercado, não. Haverá uma demanda menor que a oferta, apesar dos mais de 200.000 pedidos da Cybertruck, alegados por Elon Musk no começo da semana. Só a Rivian espera vender 25.000 unidades por ano.

EUA terão oito marcas de picapes elétricas até 2021

No entanto, as projeções das montadoras tradicionais, no caso Ford e GM, falam em produção de 40.000 picapes elétricas ao ano cada e isso em 2024.

Só a Tesla diz que pretende produzir 50.000 unidades por  ano da Cybertruck, enquanto a Rivian diz que sua fábrica em Normal, Illinois, que era da Mitsubishi, pode fazer até 260.000 por ano.

O volume é parecido com o da Lordstown, que pode fazer 250.000 anualmente. Ou seja, o mercado americano terá que passar por uma mudança radical no perfil dos clientes de picapes para satisfazer todos esses fabricantes.

[Fonte: Autoblog]

 

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