Híbrido mais barato do Brasil, novo Toyota Corolla parte de R$ 99.990

Sedã médio se modernizou por completo nesta nova geração
Foto: Quatro Rodas

Em 27 anos de Brasil, o Toyota Corolla nunca passou por uma evolução tão grande em uma troca de geração como agora.

Ele poderia ficar marcado pela plataforma GA-C, pelo revolucionário câmbio CVT de dez marchas, sendo nove simuladas mais uma real, ou pelo novo motor 2.0 Dynamic Force.

Mas vai além: é o primeiro carro híbrido pleno fabricado no Brasil e o primeiro híbrido flex do mundo.

Frisos nas laterais são oferecidos como acessório pelo fabricante
Foto: Quatro Rodas

Antes de começarmos a aprofundar nas novidades técnicas do sedã, melhor acabar com o mistério dos preços. Aí vão eles:

  • Corolla GLi 2.0  – R$ 99.990
  • Corolla XEi 2.0 – R$ 110.990
  • Corolla Altis 2.0 – R$ 124.990
  • Corolla Altis Hybrid Flex 1.8 – R$ 124.990
  • Corolla Altis Hybrid Flex Premium 1.8 – R$ 130.990
Plataforma é a mesma TNGA utilizada pelo Prius
Foto: Quatro Rodas

Se você conhece bem o Corolla, já percebeu algumas boas mudanças só em ver a lista de versões e preços. Sim, o motor 1.8 Dual VVTi de 144 cv foi aposentado e agora a versão GLi usa o mesmo 2.0 das versões seguintes.

E sim, um Corolla Altis 2. 0 custa o mesmo que um Altis híbrido. Agora é hora de tentar explicar essa estratégia da Toyota.

Por trás de tantas novidades está a plataforma GA-C, baseada na arquitetura TNGA.

Com ela, o Corolla passa a ter chassi 60% mais rígido e seu centro de gravidade está 1 cm mais baixo, pois, motor e transmissão puderam ser alocados em posição mais baixa.

Versões Altis têm interior bicolor
Foto: Quatro Rodas

Para aproveitar essa melhora, a Toyota instalou pela primeira vez suspensão independente no eixo traseiro.  O conjunto duplo A substitui o antigo, de eixo de torção.

O que não houve foi um grande aumento de dimensões.

São 4,63 m de comprimento (1 cm a mais) 1,78 m de largura ( ganho de 0,5 cm) e 1,45 m de altura (redução de 2 cm). Até o porta-malas segue com 470 litros de capacidade.

Túnel central forma um pequeno degrau no assoalho traseiro
Foto: Quatro Rodas

A nova base vem acompanhada de design ainda menos conservador que o da geração passada. Tudo bem que não recebemos o sedã com o mesmo visual dos Estados Unidos, mas o visual europeu tem suas bossas.

Porta-malas do Corolla tem 470 litros de capacidade, como na geração passada
Foto: Quatro Rodas

A tomada de ar dianteira ocupa boa parte da dianteira e é aparada por espécies de guelras para os faróis de neblina (que são de leds a partir da versão XEi).

Os faróis são mais estreitos que os do americano, com projetores e duas luzes diurnas de leds ou, no caso do Altis, dois J iluminados.

Nova central multimídia conversa com Android Auto e Apple Carplay
Foto: Quatro Rodas

Atrás, as lanternas também estão mais estreitas e são interligadas por um friso cromado. Na lateral, chama atenção que há rodas aro 17 nas versões XEi e Altis, e aro 16 na GLi, mas o perfil nem parece tão diferente.

O próprio entre-eixos é o mesmo de antes: 2,70 m.

Híbrido flex

Logotipos com fundo azul identificam a versão híbrida
Foto: Quatro Rodas

Se você acompanhou o teste de Longa Duração do Prius, conhece bem o conjunto híbrido do Corolla.

Ele também usa o motor 1.8 VVT-i Atkinson, mas agora convertido para também queimar etanol. Mantém os 98 cv com gasolina, mas a potência sobe para 101 cv com etanol. O torque é sempre de 14,5 mkgf.

Foto: Quatro Rodas

O auxílio elétrico vem de um conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 mkgf de torque, alimentados pela bateria de níquel-hidreto metálico, instalada sob o banco traseiro.

A recarga é feita pelos próprios motores elétricos, que podem funcionar como freios regenerativos ao mesmo tempo que alimentam a bateria. O câmbio é CVT, mas em uma arquitetura com planetária e engrenagem.

Motor a combustão tem até 101 cv de potência com etanol
Foto: Quatro Rodas

De acordo com os testes do Inmetro, o Corolla híbrido é capaz de rodar 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando com gasolina. Já com etanol as médias caem para 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade.

A boa notícia é que o etanol é muito mais limpo que a gasolina. Com o combustível vegetal, o Corolla se torna o veículo híbrido mais limpo do planeta.

A Toyota espera que o novo Corolla continue com sua média de 4.500 unidades vendidas por mês. Porém, 1.000 desses carros deverão ser das versões híbridas.

GLi com motor 2.0

Motor 2.0 Dynamic Force tem comando de válvulas comandado por motor elétrico
Foto: Toyota

Mas quem realmente soa como novidade é o motor 2.0 Dynamic Force, com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE – comandado por um motor elétrico na admissão e por pressão de óleo para as válvulas de escape.

Esse novo 2.0 também trabalha com sistemas de injeção direta e indireta, que se alternam de acordo com as exigências do motor.

Dependendo da carga (e aí também entra em ação o VVT-iE), ele também pode simular o ciclo Atkinson, que aumenta a duração do tempo de compressão, otimizando o consumo de combustível.

Versões com o motor convencional têm logotipos de fundo preto
Foto: Toyota

Se o antigo motor tinha 154 cv e 20,7 mkgf com etanol e 143 cv e 19,4 mkgf com gasolina, o novo entrega 177 cv com etanol e 169 cv com gasolina. O torque é de 21,4 mkgf com os dois combustíveis.

O novo câmbio é igualmente sofisticado. O novo CVT Direct Shift tem 10 marchas, sendo que a primeira marcha funciona por engrenagem (quase como em uma transmissão manual), e não por meio das polias do CVT.

Além de deixar o carro mais ágil nas saídas, promete maior eficiência.

Corolla XEi
Foto: Toyota

Enquanto o conjunto híbrido chega importado do Japão, o motor 2.0 Dynamic Force será fabricado na planta de motores da Toyota em Porto Feliz (SP).

Como é cada versão

Corolla GLi 2.0  – R$ 99.990

São de série central multimídia com tela de 8 polegadas com Android Auto, Apple CarPlay, câmera de ré ar-condicionado manual, banco do motorista com ajuste de altura manual, sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, quadro de instrumentos com tela TFT 4,2″ colorida, interior preto e bancos parcialmente revestidos de tecido, além de Isofix e cintos de três pontos.

Versões a gasolina tem quadro de instrumentos com tela de LCD de 4,2″
Foto: Toyota

Por fora, não tem faróis de neblina e seus faróis principais são halógenos com leds apenas para drl. As rodas são aro 16, há repetidores de setas nos retrovisores e as lanternas têm leds apenas nas luzes de freio, ré e de neblina.

Corolla XEi 2.0 – R$ 110.990

Versão XEi tem interior todo preto – não há sequer maçanetas cromadas
Foto: Toyota

A versão intermediária XEi tende a continuar como a preferida dos compradores de Corolla.

Adiciona à lista do GLi ar-condicionado automático, bancos de tecido, controle de velocidade de cruzeiro, modo Sport, borboletas para trocas de marcha manuais, partida sem chave, faróis de neblina dianteiros de leds e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Corolla Altis 2.0 – R$ 124.990

Soma faróis dianteiros de leds e o pacote de segurança Toyota Safety Sense. Ele engloba o alerta de mudança de faixa involuntária, o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, o farol alto automático e o assistente pré-colisão que avisa da iminência do choque e também é capaz de frear o veículo.

Teto solar é novidade no Corolla
Foto: Quatro Rodas

No Altis com motor a combustão, o pacote Premium é padrão. Ele inclui ar-condicionado automático Dual Zone, banco do motorista com oito regulagens elétricas para oito ajustes, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, teto solar, sensor de chuva e faróis, lanternas traseiras com todas as luzes de leds e interior com tecido bege e marrom

Corolla Altis Hybrid Flex 1.8 – R$ 124.990

Versões híbridas têm quadro de instrumentos com tela de 7″
Foto: Toyota

Custa exatamente o mesmo que o Corolla Altis com mecânica convencional, mas não tem nenhum dos itens do pacote Premium. Por outro lado, o conjunto híbrido garante o quadro de instrumentos diferenciado com tela de 7 polegadas colorida, semelhante a usada pelo novo RAV4. Contudo, não tem borboletas para trocas manuais.

Corolla Altis Hybrid Flex Premium 1.8 – R$ 130.990

Seus R$ 6.000 de diferença representam a inclusão dos itens do pacote Premium. Na prática, só o Altis Hybrid Premium tem os mesmos equipamentos do Altis 2.0.

Garantia mais longa

A Toyota ainda mudou o plano de garantia do Corolla, que passa de três anos para cinco tanto para as versões 2.0 como para as híbridas – que têm garantia de oito anos apenas para o conjunto híbrido.

Outra novidade é a possibilidade de comprar o carro já com blindagem, que será feita por meio de duas empresas certificadas (Inbra e Evolution) e não afetará a garantia. A proteção será sempre Nível III A.

Cor cinza celestial foi escolhida para o lançamento
Foto: Quatro Rodas

O Toyota Corolla está disponível nas cores Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, além das cores metálicas: preto Eclipse, prata Supernova, vermelho Granada, marrom Urban e a nova cinza Celestial.

Ficha técnica

Corolla Altis Hybrid Flex Premium

  • Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, , DOHC, 1.798 cm3; 16V, 80,5 x 88,3 mm, 13,0:1, 101/98 cv a 5.200 rpm, 14,5/14,5 mkgf a 3.600 rpm
  • Motor elétrico: 72 cv e 16,6 mkgf
  • Câmbio: automático, CVT planetário, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (dianteira), Duplo A (traseira)
  • Freios: disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)
  • Direção: elétrica, diâmetro de giro de 10,8 m
  • Rodas e pneus: liga leve, 225/45 R17
  • Dimensões:comprimento, 463 cm; largura, 177,5 cm; altura, 145,5 cm; entre-eixos, 270 cm; peso, 1.445 kg; tanque, 43 l; porta-malas, 470 litros

Corolla XEi 2.0

  • Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, injeção direta e indireta, 1.986 cm³, 16V, 80,5 x 97,6 mm, 177/169 cv a 6.600 rpm, 21,4/21,4 mkgf a 4.400 rpm
  • Câmbio: automático CVT com 10 marchas (9 simuladas), tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (dianteira), Duplo A (traseira)
  • Freios: disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)
  • Direção: elétrica, diâmetro de giro de 10,8 m
  • Rodas e pneus: liga leve, 225/45 R17
  • Peso: 1.405 kg
  • Peso/potência: 7,94/8,31 kg/cv
  • Peso/torque: 65,65/65,65 kg/mkgf
  • Dimensões: comprimento, 463,0 cm; largura, 178,0 cm; altura, 145,5 cm; entre-eixos, 270,0 cm; porta-malas, 470 litros, tanque de combustível, 50 litros