Volkswagen ID Buzz terá uma versão autônoma em 2025

Fonte/ Notícias Automotivas

A Volkswagen tem bons planos para a versão de produção do conceito ID Buzz, o sucessor espiritual da velha Kombi. Retrô e elétrico, o novo veículo fará parte do programa MOIA de mobilidade urbana da empresa em 2025.

A VW divulgou um esboço do modelo através da divisão Nutzfahrzeuge, reforçando a importância do produto, que ficará a cargo da divisão de veículos comerciais da marca alemã.

O novo modelo será produzido em Hannover e também em Wolfsburg, locais onde o MOIA também opera. Totalmente autônomo, o ID Buzz de compartilhamento será usado nos deslocamentos urbanos por meio de aplicativos e sem motorista. Isso indica que a VW alcançará o Nível 5 de automação, onde não há necessidade do ser humano na condução.

Olhando um pouco mais na imagem, podemos notar que a VW pretende se manter fiel ao estilo da Kombi clássica, assim como já visto no conceito. Recentemente, mulas da Transporter foram vistas com carroceria encurtada na frente.

Colunas largas, janelas pequenas e para-brisa avançado parecem seguir adiante, assim a frente praticamente sem capô. Note os radares LiDAR nos extremos da carroceria e no topo, sendo necessários para visualizar tridimensionalmente o ambiente ao redor com feixes de laser.

Interessante é que no teto, um dos lasers LiDAR fica no topo de uma base elevada com vigia envolvente. Como uma das coisas que deve acontecer com a ID Buzz de produção é o ressurgimento da versão Samba e, se não tiver teto panorâmico, provavelmente usará recurso semelhante ao da versão MOIA.

Também podemos esperar por uma Kombi elétrica camper, no estilo Califórnia. Já a versão furgão já foi mostrada em conceito e irá representar o lado comercial da ID Buzz, com bom volume de carga e autonomia urbana compatível.

Aliás, com tração traseira inicialmente, a ID Buzz de produção pode compartilhar a motorização com o Skoda Enyaq iV, iniciando em 148 cavalos e indo até 203 cavalos. As baterias de 58 kWh e 77 kWh do ID.3 devem fazer parte do pacote.