Honda HR-V já mudou nos EUA: confira o que pode mudar no SUV nacional

Honda HR-V 2019 norte-americano (Foto: Divulgação)

A plástica de meia vida do Honda HR-V acaba de estrear nos Estados Unidos, com algumas diferenças em relação ao facelift promovido no Japão, onde o modelo é chamado de Vezel. A dianteira traz os faróis full led já inseridos na versão topo de linha Touring do crossover nacional, e a grade segue o padrão lançado no sedã Civic, com uma barra mais grossa integrada ao conjunto ótico. Tal como o HR-V japonês, o para-choques foi levemente remodelado e, a depender da versão, as luzes redondas de neblina dão lugar a traços com leds pontilhados.

 

Nas laterais, o modelo não recebeu mudanças e mantém a carroceria cheia de vincos que conferem o porte atlético. Já a traseira exibe apenas um novo para-choques, e preserva, ao menos no mercado norte-americano, as lanternas iluminadas com dezenas de pontos de led. No Brasil, o HR-V já oferece desde 2017 a versão Touring com lanternas que trazem duas barras de led na parte superior — em substituição aos pontilhados. Esta tem faróis e lanternas full led, solução que deixou o utilitário com um ar mais premium.

Honda HR-V 2019 norte-americano (Foto: Divulgação)

 

Quando muda o HR-V no Brasil?

Segundo apuramos com fontes ligadas à montadora, o HR-V nacional reestilizado só deve chegar em 2019, depois do arquirrival Jeep Renegade ganhar sua plástica. Por aqui o crossover da Honda sequer começou os testes de rodagem. Contudo, os flagras no exterior confirmam que o facelift será leve, concentrado na dianteira e na traseira. São justamente os pontos que mudarão no modelo produzido em Itirapina, São Paulo. Inclusive, é esperado que o HR-V daqui repita as atualizações aplicadas ao utilitário em outros mercados.

 

A Honda registrou recentemente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a patente de algumas peças do HR-V redesenhado. Além de ser a maneira de garantir a propriedade intelectual de qualquer projeto, o registro aponta um pouco como será a renovação do crossover nacional.

Honda HR-V 2019 norte-americano (Foto: Divulgação)

 

De acordo com as peças, o HR-V básico terá para-choque dianteiro mais esportivo. Os nichos reservados aos faróis de neblina trocam os contornos alongados por outros mais avantajados e angulosos. Falando nos faróis, eles têm lâmpadas redondas e convencionais no modelo flagrado em testes na Europa. Antes integrada ao capô e ao bocão, a grade dianteira vai ganhar uma asa mais destacada. É um toque de estilo presente nos Hondas mais recentes.

O retoque na dianteira inclui ainda os faróis com luzes de rodagem diurnas, um arranjo semelhante ao aplicado no Civic. Tal como acontece no sedã, somente a versão Touring do HR-V vai apelar para os faróis integralmente de leds, tecnologia já disponível também para o Fit e City reestilizados. Já a traseira terá mudanças discretas. As lanternas de leds já são aplicadas no HR-V Touring e devem ser estendidas a outras configurações, mas com pequenas alterações nos elementos internos.

Honda HR-V 2019 norte-americano (Foto: Divulgação)

 

Do modelo norte-americano, fica a expectativa em relação ao interior. Lá o HR-V ganhou novo quadro de instrumentos com duas telas coloridas que ficam nas laterais, envolvendo o relógio central analógico do velocímetro. Outra novidade esperada é a adoção de chave presencial com acionamento do motor por botão, algo que o modelo nunca ofereceu por aqui. A multimídia no centro do painel também deve ser atualizada. De resto, o painel preserva as formas originais e o bom padrão de acabamento, que se faz parecer superior ao visto em alguns rivais da categoria.

 

Honda HR-V 2019 norte-americano (Foto: Divulgação)