Correio Técnico: o ar-condicionado puxa a água em alagamentos?

Mitsubishi Pajero em pista off-roadQuatro Rodas

O snorkel evita a ingestão de água pelo motor, mas como é feito para o sistema de ventilação não ser alagado?, leitor Carlos Silveira, Florianópolis (SC)

Um dreno na tomada de ar permite que a água escorra, mas só se a quantidade de líquido for pequena.

“Caso entre muita água, como ao cruzar por alagamentos, o próprio ventilador pode ajudar a sugá-la para dentro da cabine”, explica Camilo Adas, conselheiro de tecnologia da SAE Brasil.

Algumas marcas adicionam persianas formadas por tampas plásticas que se fecham com a própria força da água, e só voltam a abrir quando há somente ar no compartimento para contornar o problema.

Se a passagem pelo alagamento for inevitável, o ideal é desligar o sistema de ventilação e acionar o comando de recirculação.

Ar puro

O ar-condicionado automático dos Volkswagen aciona o recirculador quando a ré é acionadaQuatro Rodas

Muitos sistemas de ar-condicionado, sobretudo os de modelos de luxo, usam um sensor para analisar a qualidade do ar e, se necessário, acionar o recirculador.

Entre os fatores que fazem o sistema fechar a ventilação externa estão poluentes emitidos por outros veículos, fumaça ou poeira.

Mais comum é o temporizador do recirculador: ele abre automaticamente a entrada de ar após um determinado período (geralmente de 15 minutos), para permitir a entrada de oxigênio na cabine.

Apesar do interior de um carro não ser hermeticamente fechado, o índice de oxigênio e gás carbônico se invertem quando o recirculador fica muito tempo fechado. E o excesso de CO2 pode provocar sonolência, desatenção e até ser fatal.

Por isso alguns modelos, incluindo todos os Volkswagen modernos com ar digital, ligam sozinho o recirculador quando a ré do carro é engatada. Isso evita que o carro sugue os próprios gases poluentes pelo sistema de ar-condicionado.

Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!