Ford Ranger 2020 traz visual europeu, mais tecnologia e preços iguais

A Ford Ranger 2020 está sendo apresentada à imprensa especializada na Argentina – onde é produzida para abastecer o mercado latino-americano – com novidades visuais e de conteúdo. A picape média começa a ser vendida no Brasil em agosto apenas com motorização a diesel, mantendo os preços da linha 2019 (veja abaixo).

Ranger XLS 2.2 turbodiesel AT6 4×2 CD – R$ 128.250
Ranger XLS 2.2 turbodiesel MT 4×4 CD – R$ 147.520
Ranger XLS 2.2 turbodiesel AT6 4×4 CD – R$ 154.520
Ranger XLT 3.2 turbodiesel AT6 4×4 CD – R$ 176.420
Ranger Limited 3.2 turbodiesel AT6 4×4 CD – R$ 188.990










Esteticamente, a Ranger adota o facelift que estreou na Europa em janeiro. As mudanças são basicamente a nova grade frontal com duas barras horizontais na parte interna, o para-choque dianteiro redesenhado e uma nova disposição de luzes dos faróis – com iluminação de xenônio e LEDs de rodagem diurna na versão topo de linha Limited.

Na parte mecânica, a principal novidade é a nova calibração da suspensão traseira, que recebeu novos amortecedores, coxins e barra estabilizadora redesenhada, para oferecer três configurações de acordo com a versão e capacidade de carga. Segundo a Ford, as mudanças foram focadas em melhorar o controle da carroceria, a dirigibilidade e o conforto dos ocupantes, tanto no asfalto quanto em situações fora de estrada.

Diferentemente do modelo comercializado na Europa, não será desta vez que a Ranger feita na Argentina ganhará o novo motor 2.0 de quatro cilindros a diesel, ofertado em variantes com um ou dois turbocompressores (170 cv e 213 cv, respectivamente).

Em nossa região, a picape mantém, na versão XLS, o propulsor 2.2 litros de quatro cilindros de 160 cv de potência e 39,2 kgfm de torque, combinado ao câmbio manual ou automático, ambos de seis velocidades – com opção de tração 4×2 apenas na XLS automática.

Já as configurações XLT e Limited estão disponíveis apenas com o motor 3.2 turbodiesel de cinco cilindros, que entrega 200 cv e 47,9 kgfm, sempre com transmissão automática e tração 4×4.

Na linha 2020, o câmbio automático foi recebeu uma nova programação para favorecer o desempenho e consumo de combustível.

Em termos de conteúdo, a Ranger vendida por aqui incrementa o bom pacote de tecnologias de assistência ao motorista. Já equipada de série com piloto automático adaptativo e sistema de permanência em faixa, a versão Limited incorpora a frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, monitoramento de pressão individual dos pneus e sistema de reconhecimento de sinais de trânsito (imagem acima).

Em relação à concorrência, a picape da Ford é a única da categoria a sair de fábrica, desde a versão XLS, com sete airbags, sistema anticapotamento e controles adaptativo de carga e de oscilação de reboque.

Outra melhoria é a assistência por mola torcional que reduziu de 12 kg para apenas 3 kg o esforço necessário para abrir ou fechar a tampa da caçamba, agora com trava elétrica acionada pelo controle remoto da chave.

A Ford diz que todas atualizações resultaram na substituição de aproximadamente 600 componentes da picape.

Além dos equipamentos de segurança exclusivos, a Ford aposta também no menor custo de posse, considerando os preços das três primeiras revisões e da cesta de peças em comparação com as mesmas despesas de Chevrolet S10, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok. Todas as versões da Ranger têm cinco anos de garantia (contra a cobertura de três anos das principais concorrentes).

A Ranger 2020 terá sete opções de cores: azul Belize, branco Ártico, cinza Moscou, prata Geada, preto Gales, vermelho Bari e vermelho Toscana.

Ranger Storm no lugar da Raptor – a versão fabricada na Tailândia com especificações – inspiradas na norte-americana F-150 Raptor – para  encarar praticamente qualquer desafio no fora de estrada será vendida na Argentina a partir de julho, mas não tem previsão de desembarcar no Brasil pelo fato de não atender a nossa legislação em alguns quesitos (os custos da adequação elevaram consideravelmente o preço da picape). Para o nosso mercado está prevista a versão Storm, baseada no conceito mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. O modelo chega no final do ano equipado com acessórios off-road, como pneus todo-terreno e snorkel para ampliar a capacidade de imersão – as versões atuais já conseguem atravessar alagamentos de 80 cm contra a média de 60 cm das rivais.

O Carsale participa do teste-drive da Ford Ranger 2020 e publicará mais informações e as primeiras impressões oportunamente

Viagem e teste-drive a convite da Ford

O post Ford Ranger 2020 traz visual europeu, mais tecnologia e preços iguais apareceu primeiro em Carsale.