PSA está de olho na tecnologia híbrida da Renault

PSA está de olho na tecnologia híbrida da Renault

Fonte / Noticias Automotivas

A PSA está de olho na tecnologia híbrida da Renault. Apesar do foco maior na eletrificação plena de sua gama de produtos, especialmente com as novas gerações de Citroën, Peugeot, DS, Opel e Vauxhall, a hibridização ainda é uma alternativa.

Com ela, o grupo francês pode ampliar a redução das emissões de CO2 e tornar o grupo isento de multas na Europa. Dentro de seu portfólio, a PSA decidiu pelo híbrido plug-in para carros de tamanho médio e grande, mantendo assim o powertrain a gasolina.

A receita parece ter dado certo, visto que alguns modelos chegam a ter mais de 350 cavalos de forma combinada, elevando o nível dos produtos do grupo para um segmento de alta performance. Mas, do outro lado, a PSA não tem como implementar uma hibridização de custo menor.

PSA está de olho na tecnologia híbrida da Renault

Nesse caso, quem teria conseguido é a rival Renault com a tecnologia E-Tech. Segundo se comenta na Europa, algumas marcas estariam de olho na mesma tecnologia da marca francesa. O motivo é que esse sistema difere dos demais por não dispor de uma embreagem tradicional.

Estima-se que esse sistema tem um custo de produção muito mais baixo que um híbrido comum e a Renault também estaria disposta a vende-lo para outras marcas para reduzir ainda mais seus gastos com a tecnologia. O fato é que a francesa conseguiu introduzir o dispositivos em modelos mais baratos, como o Clio, por exemplo.

Na PSA, não há opção de híbrido plug-in para os carros compactos sem um custo elevadíssimo, que reduziria enormemente as margens já apertadas.

PSA está de olho na tecnologia híbrida da Renault

O grupo até fechou uma parceria com a Punch para o desenvolvimento de um câmbio de dupla embreagem com sete marchas para uso no motor 1.2 Puretech, assim como uma transmissão automática para aposentar a Aisin usada atualmente.

Contudo, mesmo estes teriam um custo mais elevado que o E-Tech da Renault. O que facilita ainda um possível acordo é a troca de engenheiros e técnicos entre as duas empresas, com chefes de desenvolvimento e engenharia tendo mudado de lado nos últimos meses. Eles carregam consigo a experiência em projetos como esse.

[Fonte: L´Argus]

 

© Noticias Automotivas. A notícia PSA está de olho na tecnologia híbrida da Renault é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.