Volkswagen poderá transformar velhos Fusca e Kombi em elétricos

Alemão eKäfer foi feito em parceria entre VW e uma empresa de Stuttgart Volkswagen/Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen europeia têm prestado uma pouco usual atenção a alguns nomes de modelos antigos. Isso porque a fabricante registrou, por lá, a propriedade intelectual de emblemas como “e-Samba” e “e-Beetle”, com um prefixo “e” mesmo, antes do conhecido nome.

Em outras palavras, seriam versões elétricas de Kombi e Fusca, respectivamente.

Embora o mero registro dos nomes não dê certeza de que novas versões venham por aí, são algum indicativo do que a marca pode estar tramando para o futuro.

Modelo mantém visual conhecido, com mudanças apenas sob a ‘casca’Volkswagen/Divulgação/Volkswagen

Entre as possibilidades, um e-Samba poderia aparecer como uma variante “vintage” do I.D Buzz. Samba era o nome dado a Kombi em alguns mercados, como o americano. A possibilidade de se tratar de um carro inteiramente novo existe, mas parece mais remota num cenário de médio prazo para a marca.

Também é pouco provavel que o e-Beetle represente um retorno do Fusca, vendido como Beetle em outros mercados, numa versão totalmente elétrica. O que leva a crer numa outra vertente para os nomes registrados.

Motor elétrico e compacto, alojado sob o novo ‘porta-malas’Volkswagen/Divulgação/Volkswagen

eKäfer

Em 2019, a própria Volkswagen mostrou um kit de conversão de Fuscas antigos para motor elétrico. Tendência entre alguns nichos de modelos antigos, a mudança para trem de força elétrico é feita pela eClassics, uma empresa de Stuttgart, parceira da Volkswagen na empreitada.

A solução dos novos nomes pode fazer parte da linha de “retrofit” para antigos VW com motor a ar.

O eBeetle, ou eKäfer feito em Stuttgart usa o motor elétrico do e-Up!. Com cerca de 82 cv e bons 21 kgfm de torque, o conjunto é bem moderno. E ainda deixa o “Fusquinha” elétrico pra lá de esperto, indo de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos. A velocidade máxima encosta nos 150 km/h.

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Tem um porém: os preços variam entre 38.000 euros, para quem fornecer o chassi à empresa, e 99.000 euros, pela versão conversível das fotos completa.