Hyundai Santa Fé vai ganhar versão híbrida e híbrida plug-in

Hyunda Santa Fé (Foto: divulgação)

 

A Hyundai anunciou que o SUV Santa Fé irá ganhar motorizações híbridas e híbridas plug-in como parte do plano de eletrificação da marca para os próximos 18 meses. O anúncio foi feito durante o lançamento do modelo de sete lugares, em Barcelona, na Espanha.

Os executivos da marca sul-coreana se limitaram a anunciar a novidade, mas não divulgaram maiores detalhes técnicos. Especula-se que o elétrico compartilhe o trem de força com o novo Tucson Híbrido, que combina um propulsor 2.0 diesel de 185 cv com um motor elétrico, que usa bateria de íons de lítio de 0,44 kWh.

A única certeza até o momento é que o mercado inglês irá receber, por enquanto, a versão com motor a diesel de 2.2 litros. Mas é provável que os novos propulsores elétricos cheguem também para os britânicos. Outros mercados ganharão duas opções de motores, um 2.0 a gasolina de 235 cv, e um 2.4 a diesel de 186 cv. No Brasil, o modelo de sete lugares é oferecido com um motor 3.3 V6 de 270 cv e câmbio automático por R$ 196.702.

Novo Hyundai Santa Fe (Foto: Divulgação)

 

Considerando as tendências da indústria, é possível sugerir que o híbrido plug-in Santa Fe será capaz de atingir uma faixa de apenas 30 milhas. A Hyundai planeja ter um portfólio de 16 carros eletrificados até 2025 sob suas marcas Hyundai e Kia, já considerando o mais recente anunciado Tucson híbrido.