Longa Duração: Toyota Prius usa motor elétrico a seu favor na serra

Estrada e serra: como anda o Prius fora de seu hábitat (Quatro Rodas)

Por definição, carros híbridos são concebidos para entregar seu máximo potencial de economia na cidade, onde o anda e para do trânsito pesado faz com que o carro rode prioritariamente no modo elétrico.

Ainda assim, aqui no Longa Duração, o Prius não terá moleza: seguirá sendo testado no mesmo ritmo dos demais carros da frota, ou seja, terá muita estrada em seu currículo.

O repórter Henrique Rodriguez fez uma viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro (RJ), o que lhe rendeu um bom aprendizado sobre o comportamento do híbrido na estrada.

Função Freio-motor ativada com apenas um toque (Quatro Rodas)

“No trecho plano, a boa aerodinâmica permite rodar a cerca de 120 km/h apenas com motor elétrico. Basta ser comedido com o pedal do acelerador.

A suspensão filtra muito bem as ondulações do asfalto, mas em trechos sinuosos, como a serra de Petrópolis, o peso do conjunto de baterias instalado sob o assoalho se traduz em uma impressão ao volante fora do convencional.

Os pneus, muito estreitos, cantam com facilidade, mas não há desequilíbrio em um nível que assuste”, conta Henrique.

O repórter relata ainda que o motor elétrico dá uma boa ajuda no início da subida, mas depois, conforme a bateria perde carga, o Prius se torna mais dependente do motor a gasolina.

Em compensação, os freios regenerativos conseguem recuperar a carga rapidamente em descidas.

Há apenas um inconveniente: o barulho da ventilação forçada da bateria, alojada à direita do banco traseiro, se sobrepõe ao de rolagem dos pneus, comprometendo o conforto acústico na cabine.

Freio- motor: basta um toque no câmbio
(Quatro Rodas)

Na descida de serra, Henrique usou a função de freio-motor (modo B), ativada com um breve toque na alavanca de câmbio.

“O funcionamento fica um pouco mais barulhento, mas a capacidade de regeneração de energia a partir da frenagem é ampliada”, diz Henrique.

Toyota Prius – 14.556 km

Consumo

  • No mês: 16,4 km/l com 31,2% de rodagem na cidade
  • Desde fev/18:16,9 km/l com 33,2% de rodagem na cidade
  • Combustível: gasolina
  • Gastos no mês: R$ 815
  • Combustível: R$ 1.538

Ficha técnica

  • Versão: 1.8 16V Híbrido
  • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.798 cm3, 16V, 98 cv a 5.200 rpm, 14,5 mkgf a 3.600 rpm/ elétr., 72 cv, 16,6 mkgf/potência combinada, 123 cv
  • Câmbio: aut., CVT
  • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 6.634
  • Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.707