ZF apresenta transmissão híbrida com tração nas quatro rodas

ZF apresenta transmissão híbrida com tração nas quatro rodas

A alemã ZF desenvolveu um sistema hibridizado para caixas de câmbio automatizadas. Utilizando um Dacia Duster, o fabricante de componentes automotivos torna essa opção, pouco apreciada por muitos, mais eficientes em termos de consumo e emissão de poluentes, além de proporcionar ao veículo a capacidade de tração nas quatro rodas.

Como o sistema automatizado é mais barato que a caixa de câmbio automática, CVT ou com dupla embreagem, o nova opção desenvolvida pela ZF permitirá uma boa redução nos custos de desenvolvimento e produção de carros baratos, que dificilmente seriam híbridos por causa do preço final, elevado para sua faixa de atuação se utilizar as tecnologias atuais.

ZF apresenta transmissão híbrida com tração nas quatro rodas

Assim, o sistema da ZF permite que o câmbio automatizado, chamado eAMT, possa ser colocado em carros de projeto para mercados emergentes, onde a automatização é mais ampla, especialmente no mercado indiano e em menor grau no brasileiro. No leste europeu, a Dacia e a Lada são algumas das marcas que apostam na transmissão automatizada.

O eAMT consiste de um motor elétrico montado no eixo traseiro e ligado às rodas por meio de semieixos, mas sua função primária não é prover a tração em tempo integral. Durante as trocas de marcha, quando o sistema automatizado aciona a embreagem mecânica e o motor deixa de transmitir sua força às rodas, o motor elétrico entra em ação para compensar a perda de tração nesse momento.

Com isso, o câmbio automatizado deixa de lado aquele característica ruim de tranco ou buraco entre as marchas, bastante criticada por quem já experimentou esse sistema. Mas, o eAMT pode também oferecer outras funcionalidades, dependendo da escolha do fabricante do veículo, que assim pode ampliar ou não as capacidades do dispositivo.

ZF apresenta transmissão híbrida com tração nas quatro rodas

Segundo a ZF, o sistema permitir força extra nas ultrapassagens, funcionamento em tempo integral com o motor, fornecendo assim tração nas quatro rodas, bem como pode até mover o veículo sozinho durante baixa velocidade ou no anda-e-para do trânsito. O carro automatizado com o eAMT pode funcionar como micro-híbrido, híbrido comum ou plug-in. Nesse último caso, o fabricante do modelo escolhe o tamanho da bateria e o padrão de recarga externa.

Isso permitiria ao carro rodar até por trajetos curtos sem emissão de poluentes e com consumo zero de combustível. A ZF não revelou o custo do equipamento, obviamente, por isso não se sabe qual seria o impacto no preço de um modelo barato com câmbio automatizado. Sem dúvida, apenas a função básica já traria benefícios à condução, consumo e emissão.

[Fonte: Auto Plus]

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