Segredo: Volkswagen Virtus já roda no Brasil

por Julio Cabral

Mais sofisticado que o Voyage, novo sedã da Volkswagen será lançado no ano início do ano que vem

Ficar plantado na beira de uma estrada à espera de um carro disfarçado é duro, mas vale a pena quando esse lançamento é o Volkswagen Virtus. O novo sedã é um membro importante da nova linha, mas chegará apenas no início de 2018. Ele dividirá plataforma com o Polo europeu, mas trata-se de um projeto mais voltado ao Brasil e a outros mercados emergentes. O Virtus oferecerá espaço de médio a preço de compacto, na medida certa para concorrer com o Chevrolet Cobalt e o Honda City, mas sem perder de vista seus concorrentes clássicos.

Tamanho

Construídos sobre uma versão menor da base MQB do Golf (A0), o sedã terá comprimento acima dos 4,20 metros s e entre-eixos previsto em 2,56 metros. São dez centímetros a mais que o oferecido pelo Voyage, o que dará um vão muito maior para as pernas atrás. Sem falar que os flagras deixam antever um teto de queda mais conservadora. Podemos dizer que ambos agora terão um pé-direito de respeito.

Tamanha esticada em dimensões ajudará a acomodar também as bagagens. Podemos apostar em um porta-malas de 500 litros para o três volumes. Em mercados emergentes, a grande maioria dos compradores tem apenas um carro e espera-se que o veículo se preste tanto para deslocamentos urbanos quanto para carregar a família e bagagem em viagens.

 

Motores

Claro que o desempenho não foi esquecido. Todos os motores serão da linha EA211. A oferta começa no 1.0 MPI de 82 cv, que será capaz de imprimir um bom desempenho graças ao baixo peso da base MQB. Esperamos por menos de 1.100 kg mesmo com o acréscimo de tecnologias como ESP e controle de tração. O 1.0 TSI com turbo e injeção direta promete baixar a marca dos dez segundos de zero a 100 km/h. Aqueles que quiserem um sedãzinho de bom desempenho, terão um carro mais para o desmpenho do HB20S 1.6 (128 cv) do que para o HB20S 1.0 Turbo (105 cv).

Ainda mais se o tricilíndrico foi mais forte do que o encontrado no up! TSI, dotado de 105 cv e 16,8 kgfm a 1.500 rpm. Nos mercados europeus, o 1.0 TSI do Seat Ibiza parte de 95 cv, contudo, há uma opção de 115 cv e 20,4 kgfm a 2.000 rpm. É o mesmo torque do Golf 1.0 TSI de 125 cv. Para você ter uma ideia, o hatch Seat Ibiza vai de zero a 100 km/h em 9,3 segundos.

Quem desejar uma combinação mais tradicional, pode apostar no 1.6 16V de 120 cv. Além do TSI, outra novidade de peso é que há grandes chances da VW apostar mais nos câmbios automáticos tradicionais no lugar da caixa automatizada i-Motion de cinco marchas, utilizada atualmente no Gol e Voyage.

 

Interno

Quanto ao visual interno, sabemos que o padrão será parecido com a linha europeia da Volkswagen, com a predominância de linhas retas e revestimentos mais agradáveis ao toque, além de uma central multimídia acessível. A linha pode ser simplificada em relação à europeia, mas será bem mais sofisticada que a atual. O investimento maior em tecnologia e conforto segue o que foi feito pelos rivais menores, especialmente os líderes Hyundai HB20S e Chevrolet Prisma, como também não perde de vista os compactos metidos a médios, em especial o Cobalt e o Honda City. É a grande chance do Virtus lutar para ser líder deste subsegmento.

Fonte: Auto Esporte