Aperitivo: Audi mostra vídeo do novo Q3

Teaser Novo Audi Q3 2019 (Foto: Reprodução/Youtube)

 

A Audi divulgou nesta segunda-feira (23) um vídeo curtinho que mostra alguns detalhes externos da segunda geração do Q3. O filme é um aperitivo para a revelação mundial, marcada para esta quarta-feira (25). Um dos poucos elementos que se pode ver por inteiro é o farol esquerdo, recortado no estilo mais recente da marca e com um moderno desenho de leds na base. A grade é contornada por um filete cromado e carrega o emblema Quattro, da tração integral. Pelo pouco que se vê, o novo Q3 ficará bem diferente do atual.

Esta nova geração será razoavelmente maior que a primeira, porém mais leve, tal como observado em outros modelos do grupo Volkswagen que utilizavam a plataforma PQ35 — como o Jetta e o Tiguan, agora com o sobrenome Allspace. Todos passaram a usar a arquitetura modular MQB, mesma base do hatch médio Golf e que dará origem a outros SUVs, caso do conceito Powerful Family, que será lançado este ano na China com o nome Tharu e estreia no Brasil até 2020 com outro batismo: Tarek.

No caso do Audi Q3, pode-se esperar uma cabine mais generosa em espaço para pernas, e um porta-malas muito superior ao da primeira geração, com 343 litros (aferidos por Autoesporte) — o compartimento pode superar os 420 litros. Nos flagras da AutoMedia, que publicamos no início do julho, dá para notar nuances como a musculatura avantajada que forma culotes sobre as caixas de rodas, e a coluna traseira bem mais grossa. Segundo a apuração, o entre-eixos passará a 2,65 metros, bons 5 centímetros a mais do que o atual.

A largura também será ampliada em cerca de 5 centímetros e deve chegar a expressivos 1,89 metro (sem retrovisores). Além de mais espaço, a base MQB permitirá a aplicação de novos motores turbo, com litragens entre 1.5 e 2.0, e opção de tração integral Quattro nos mais fortes. Em 2019, o novo Q3 deve ganhar uma versão híbrida, que combina o motor 1.4 TFSI a um outro propulsor elétrico. A Audi também planeja lançar um Q3 totalmente elétrico, que deve aproveitar a base mecânica do novo Volkswagen e-Golf.

Novo Audi Q3 será maior em quase todas as dimensões (Foto: AutoMedia/Autoesporte)

 

A nova geração do utilitário de luxo também terá, claro, toda a brutalidade do RS Q3. O modelo, inclusive, não apostará em downsizing e deve trazer uma versão aperfeiçoada do conhecido 2.5 turbo de cinco cilindros, com 395 cv de potência, câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas e tração integral. Por dentro, o SUV terá modernidades como o quadro de instrumentos digital Virtual Cockpit. O painel será mais horizontal, o que aumentará a sensação de largura na cabine, que parece compacta demais no modelo atual.

Lanternas de leds sequenciais têm desenho parecido com a do atual Audi Q3 (Foto: AutoMedia/Autoesporte)

 

E quando chega ao Brasil?

Embora estejamos às vésperas da revelação, o novo Audi Q3 ainda demora a chegar no Brasil. A estreia na Europa será no segundo semestre, quando o modelo começa a ser produzido na Hungria. Além disso, não é certo que esta segunda geração será montada na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, tal como o Q3 atual. A continuidade dependerá da performance da marca e das regras do programa Rota 2030, anunciado neste mês pelo governo. Diante disso, o novo Q3 pode desembarcar no final de 2019 ou no início de 2020. Justamente a época prevista para o início de vendas do Q2, que pode fazer o papel que atualmente pertence ao Q3 nacional.

O maior problema do veterano é o peso da idade. Lançado em 2011, o Audi Q3 foi um dos pioneiros entre SUVs compactos de luxo, ao lado do rival BMW X1. A primeira geração foi bem sucedida, mas perdeu apelo nos últimos anos, quando novatos chegaram às lojas, casos do Mercedes-Benz GLA, lançado em 2014, e do próprio X1, que ganhou a segunda geração em 2016. Mais recentemente, Volvo XC40 e o Jaguar E-Pace estrearam, e vieram modelos maiores de marcas generalistas, caso do líder Jeep Compass e do VW Tiguan Allspace.