Flagra: novo Audi Q3 é fotografado quase sem disfarces e chega em 2019 ao Brasil

Grade e faróis do novo Audi Q3 lembram um pouco o maior Q8 (Foto: AutoMedia/Autoesporte)

 

Lançado em 2011, o Audi Q3 é um dos modelos mais antigos do fabricante alemão. Isso deve mudar muito em breve, conforme comprova o flagra da nova geração do crossover, fotografada quase sem camuflagem em testes finais na Espanha. A segunda encarnação será bem maior, vai pesar menos e será mais bonita, pelo que podemos ver pelas fotos da AutoMedia. O lançamento mundial será em 2018, mas a data de chegada ao Brasil não será antes do final de 2019 ou início de 2020, afirma fonte.

Vale reforçar que o atual Q3 é fabricado em São José dos Pinhais (PR) e divide a linha de montagem com o A3 sedã. É certo que o Q3 nacional ainda receberá linha 2019 e vai ficar em produção até o ano que vem. Por ora, a segunda geração do Q3 será feita na Hungria, onde a Audi faz constrói outros modelos, incluindo o TT trazido para cá.

Novo Audi Q3 será maior em quase todas as dimensões (Foto: AutoMedia/Autoesporte)

 

Como podemos ver, a dianteira aposta em uma grade ressaltada, detalhe de estilo lançado pelo enorme Audi Q8. Os faróis de base recortada colaboram para dar aquele olhar agressivo comum aos Audis mais novos. Os para-lamas são muito ressaltados, uma solução que parece mais inspirada no Q8 do que no Q5, além de serem unidos por um vinco pouco acima das maçanetas. A traseira manteve as lanternas de leds sequenciais, integradas visualmente aos para-lamas traseiros.

O crossover médio produzido no Brasil até hoje utiliza a plataforma PQ35. O primo Tiguan é feito sobre a base MQB, algo explicado pelo fato do Volkswagen ter sido lançado em 2007. Por isso mesmo, o VW já ganhou uma nova geração em 2016.

Lateral do novo Audi Q3 tem para-malas ressaltados (Foto: AutoMedia/Autoesporte)

 

Agora, com a chegada da segunda geração, a arquitetura MQB será utilizada e oferecerá uma série de vantagens, entre elas, a possibilidade de ampliar as dimensões do crossover sem aumentar o peso na mesma medida.

Segundo a apuração da AutoMedia, o entre-eixos passará a 2,65 metros, bons 5 centímetros a mais do que o Q3 atual. A largura também será ampliada em 5 centímetros e vai chegar a igualmente expressivos 1,89 metro (sem retrovisores).

Lanternas do novo Audi Q3 ficam bem integradas aos para-lamas (Foto: AutoMedia/Autoesporte)

 

A despeito desse verdadeiro estica e puxa, o comprimento total vai ficar no território dos médios. De acordo com fonte ligada ao fabricante, o novo Q3 terá no máximo 4,48 metros de comprimento, 6 centímetros a mais. Esperamos que o porta-malas de apenas 343 litros (aferidos por Autoesporte) passe a comportar mais de 420 litros.

Outro ponto datado que mudará completamente é a ambientação interna. O painel adotará o quadro de instrumentos digital Virtual Cockpit e o painel é mais horizontal, o que vai colaborar para aumentar a sensação de largura da cabine.

Lanternas de leds sequenciais têm desenho parecido com a do atual Audi Q3 (Foto: AutoMedia/Autoesporte)

 

Além de oferecer mais espaço, a base MQB também permitirá a aplicação de novos motores turbo, com litragens entre 1.5 e 2.0 e opção de tração integral quattro nos mais fortes. Um ano após o lançamento, o novo Q3 deve passar a contar com uma opção híbrida, que conjuga motor 1.4 TFSI a um outro propulsor elétrico. Falando em eletricidade, a Audi também planeja lançar um Q3 inteiramente elétrico, cuja base mecânica deve ser aproveitada do novo Volkswagen e-Golf.

Aqueles que desejam toda a brutalidade possível e não querem abrir mão da posição de direção elevada e do estilo SUV podem contar com Audi RS Q3. O modelo vai retornar e não apostará em downsizing, pelo contrário. O RS vai usar a versão mais aperfeiçoada do conhecido 2.5 turbo de cinco cilindros, com 395 cv de potência, câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas e tração integral.