VWCO comemora 40 anos dos 2 primeiros caminhões Volkswagen

Fonte / AB

Fundada em 1981 com apenas dois produtos, montadora oferece hoje cerca de 65 modelos de caminhões e ônibus

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) celebrou na quarta-feira, 10 de março, 40 anos do lançamento de seus dois primeiros produtos desenvolvidos e produzidos no País, os caminhões VW 11.130 e VW 13.130 que saíram da linha de produção da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), comprada da Chrysler um ano antes.

Os dois modelos médios se destacavam pelo visual moderno e, principalmente, pela cabine avançada, ou “cara chata”, como eram popularmente chamados – tendência que só seria adotada no País mais tarde, já que até então o mais comum eram os chamados caminhões “bicudos” (com o compartimento do motor à frente).

A Volkswagen Caminhões foi fundada oficialmente em fevereiro de 1981, um mês antes do lançamento de seus dois primeiros produtos. A empresa herdou as instalações da Chrysler do Brasil, que foi adquirida em 1979 pelo Grupo VW. Pouco tempo depois, a nova empresa começou a testar os primeiros protótipos no País, com a supervisão e acompanhamento dos técnicos da matriz da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha.

No início, a montadora apostou em soluções simples e robustas. O modelo 11.130, por exemplo, trazia motor MWM, câmbio de cinco marchas, eixo traseiro com uma ou duas velocidades, chassi tipo escada, suspensão com molas semielípticas e amortecedores hidráulicos, freios com assistência hidráulica e direção mecânica. Já o 13.130 contava com chassi e embreagem reforçados, câmbio adaptado, freios a ar e direção assistida. Os caminhões tinham três opções de entre-eixos e podiam ser adquiridos com as cabines pintadas nas cores amarela, vermelha, azul ou bege.

Quatro décadas depois, já com nova denominação e integrando o Grupo Traton (unidade de veículos comerciais pesados do Grupo VW que reúne Scania, MAN e VWCO), a Volkswagen Caminhões e Ônibus possui cerca de 65 produtos em seu portfólio, de comerciais leves a modelos extrapesados, além de chassis de ônibus e modelos vocacionais, tendo produzido mais de 1 milhão deles – boa parte na moderna fábrica de Resende (RJ), de onde também exporta para mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.